SAÚDE

Saúde já vacinou quase 75 mil pessoas contra a Gripe A

A Secretaria de Saúde vacinou mais de 20 mil pessoas contra a gripe A (H1N1) no plantão do último sábado. No total Maringá vacinou cerca de 75 mil pessoas desde a primeira etapa da campanha. “Estamos dentro da expectativa de cobertura da campanha e não vai faltar vacina”, adiantou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Além da vacinação dos grupos de risco, a secretaria prepara junto com o Comitê de Mobilização contra a Gripe A, uma série de estratégias para enfrentar a segunda onda da doença. Nardi conta que a Vigilância em Saúde está intensificando o acompanhamento das ações a serem adotadas por estabelecimentos comerciais, de crédito, e de ensino.

Junto com o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Saúde prepara um roteiro de orientação para cada setor, o que cada empresa e instituição precisa adotar para proteger as pessoas contra a gripe. Nardi revelou ainda que o Ministério da Saúde liberou cinco respiradouros para o Hospital Municipal e o Hospital Universitário, que são os centros de referência no enfrentamento da doença na região.

Outra novidade é que a partir da próxima quinta-feira (15), o tamiflu – medicamento utilizado para o tratamento de pacientes com a nova gripe – estará disponível também na rede de Farmácias Populares. Ainda esta semana, a Secretaria de Saúde estará orientando toda a rede e os profissionais da iniciativa privada de como o medicamento será disponibilizado.

O secretário esclareceu ainda que não foi registrado nenhum óbito de pacientes com gripe A em Maringá este ano. Até a última sexta-feira, foram notificados 413 casos, com 14 confirmados e 16 pessoas internadas, três delas em UTI. “As pessoas devem manter os hábitos de higiene adotados no inverno passado”, alertou.
PMM