CIDADE

Tecnologia de aproveitamento de lixo para geração de energia é viável para Maringá

A tecnologia de aproveitamento do lixo para a geração de energia que o prefeito Silvio Barros conheceu nos Estados Unidos, na semana passada, pode atender a necessidade de Maringá. “É uma tecnologia perfeitamente viável para nossa realidade e atende o objetivo que buscamos tratar o lixo transformando-o em passivo ambiental”, afirmou o prefeito que esteve nos Estados Unidos a convite da empresa Chinook Energy, na cidade de Cranford, Nova Jersey.

O sistema, de acordo com o prefeito, é versátil, com condições de recuperar vários tipos de resíduos ao mesmo tempo. “A tecnologia utiliza do lixo doméstico ao hospitalar até os resíduos industriais e de tecnologia, recuperando o material que pode ser reaproveitado e gerando energia”, revela Silvio Barros.

A empresa norte americana, que tem um equipamento para reaproveitamente de resíduos industriais no Rio Grande do Sul, mostrou interesse em operar em Maringá. O prefeito explicou que os sócios da empresa tem ligações com o Brasil, e conheceram o interesse da administração em fazer a destinação correta dos resíduos urbanos.

Silvio Barros adiantou ainda que até a finalização do processo, estará aberto a conhecer outras tecnologias dentro da proposta de reaproveitar os resíduos. A empresa norte americana mostrou interesse em participar do processo de licitação que será lançado pela Prefeitura, mas antes precisa aprovar a tecnologia junto aos órgãos ambientais brasileiros.
PMM