GERAL

Consumidor está menos satisfeito com a economia, mostra FGV

Os consumidores estão menos satisfeitos com a economia do que no mês passado, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). A confiança do consumidor caiu 2,2% este mês na comparação com janeiro - mês em que registrara alta de 0,65%.

Com essa variação, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,2%, para 110,2 pontos. Quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.

Segundo a FGV, em fevereiro houve piora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses. O ICC é dividido em dois subindicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que caiu 0,8% este mês, após avançar 3,1% em janeiro; e o Índice de Expectativas (IE), que mostrou queda de 3,0% em fevereiro, após apresentar taxa negativa de 1,1% em janeiro.

Insatisfação

A insatisfação do consumidor com o cenário atual da economia levou à queda do ICC de fevereiro, de acordo com a FGV. De janeiro para fevereiro, o porcentual de pesquisados que avaliam a situação atual da economia local como boa caiu de 19,8% para 16,9%. Já a fatia dos entrevistados que a julgam ruim aumentou de 26,9% para 27,1% no mesmo período.

A avaliação do consumidor sobre a situação financeira familiar no momento presente é positiva, mas o mesmo não pode ser dito quando são analisadas as perspectivas para as finanças futuras do consumidor. No ICC, o porcentual de consumidores pesquisados que apostam em melhora na situação financeira familiar nos próximos seis meses caiu de 29,6% para 28,4%, de janeiro para fevereiro. Já a parcela dos entrevistados que projetam piora aumentou de 3,1% para 3,7% no mesmo período.
G1