TRÂNSITO

Trânsito de Maringá está ganhando ligação entre avenidas Rebouças e Mauá

As obras de rebaixamento da via férrea, em Maringá, estão ganhando mais um elemento fundamental para ligar efetivamente os setores norte e sul da cidade. Nesta semana foram iniciadas as obras para execução de uma via de ligação entre a Avenida Rebouças – localizada no setor norte – e a Avenida Mauá, que fica no lado sul da ferrovia.

A Avenida Rebouças começa na Avenida Colombo e antes era interrompida pelo talude e trilhos da ferrovia que corta a cidade no sentido leste-oeste. No trajeto de 100 metros de extensão entre o viaduto que agora passa sobre a linha férrea, ligando a Rebouças até a Avenida Mauá, estão sendo construídas duas pistas asfaltadas de nove metros de largura cada uma, com um canteiro central de cinco metros de largura. A nova via foi viabilizada após a Prefeitura de Maringá desapropriar o terreno localizado na área e ainda receberá calçadas e iluminação pública adequadas.

No trajeto de 1,8 quilômetro da via expressa situado entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti foram construídos outros três viadutos sobre a ferrovia: um na Avenida Monlevade e outro na Avenida Gaspar Ricardo, além do viaduto da Avenida Tuiuti que foi inaugurado há dois anos no setor leste da área rebaixada da via férrea. “Esses viadutos, juntamente com a Via Expressa e também, no futuro, com as ligações das avenidas Rebouças e Gaspar Ricardo à Avenida Mauá, trarão uma mobilidade importantíssima entre a Zonas 9 e 10 da cidade”, afirma o presidente da Urbamar S/A, Fernando Camargo.

Lado oeste

No setor oeste tem sequência a execução da via expressa a partir do cruzamento das avenidas Horácio Raccanello Filho e Paraná. A obra é concentrada na escavação para rebaixamento dos trilhos da via férrea no trajeto de 1.100 metros, paralelo à Avenida Guaíra, entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro.

No lado sul do talude estão em construção os muros laterais feitos de blocos de concreto intertravados pelo sistema Terrae. A exemplo dos muros construídos no setor leste, os muros do setor oeste darão suporte às pistas marginais da via expressa no sentido Av. Paraná até a 19 de Dezembro.

Mais informações: 3223-1503 (Urbamar)
PMM