GERAL

Diretoria Anti-Drogas da SASC apresenta sistema de coleta de dados on-line

O diretor do Programa Anti-Drogas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Manoel Costa, apresentou nesta segunda-feira (1), o sistema de coleta de dados on-line que será implantado ainda este ano. A apresentação foi durante a primeira reunião do ano com as entidades integradas ao programa, responsáveis pelas informações do Relatório Circunstanciado sobre Ações de Prevenção e Tratamento ao uso de Drogas.

O relatório, explica Manoel Costa, reúne todas as informações das entidades participantes, permitindo planejar a política de prevenção e tratamento no município. “Vamos coletar os dados mensalmente já a partir de fevereiro, inicialmente impresso, e depois no relatório que será disponibilizado no site da Prefeitura”, revela. Até o ano passado o relatório era atualizado a cada 12 meses.

Até o próximo dia 26 de fevereiro, as entidades entregam o primeiro relatório mensal. Fazem parte do programa as comunidades terapêuticas, grupos de apoio, emergências psiquiátricas e o Capsad, entre outras entidades. “Também estamos apresentando alguns ajustes na coleta de dados para ampliar e melhorar os resultados alcançados pelo relatório”.

Com o cadastro on-line cada entidade terá sua senha em um prazo determinado para atualizar os dados. “Será possível planejar as ações com base nos dados do último mês, uma vantagem importante para o desempenho do trabalho realizado pela diretoria, pelas entidades e também para a captação de recursos e inclusão em novos projetos”, afirma Manoel Costa.

Ele acredita ainda na melhoria dos resultados a serem obtidos a partir da atualização mensal dos dados, possibilitando agilidade no direcionamento do trabalho de prevenção, tratamento e reinserção sócio profissional. O modelo viabiliza também o fundo municipal anti-drogas.
PMM