SAÚDE

Caravana vai alertar sobre riscos da dengue

O Secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, lança hoje, segunda-feira (25), em Sarandi, a 'Caravana sem Dengue', que vai percorrer os 21 municípios do Estado com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. O lançamento será às 14h30, na Casa da Cultura.

Segundo Martin, a caravana vai visitar os municípios e mostrar os índices de infestação em cada um. “Vamos deixar claro para a população a nossa preocupação. Queremos também que a sociedade se mobilize, promovendo um grande mutirão contra água parada”, afirmou o secretário.

A caravana faz parte do programa Verão sem Dengue, que em Maringá é realizado pela Secretaria de Saúde do município. “Já promovemos o Natal sem Dengue, o Ano Novo sem Dengue e estamos preparando a Volta às Aulas sem Dengue junto com a Secretaria de Educação e o Carnaval sem Dengue”, disse o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Ele reforça que a Caravana sem Dengue é mais uma ferramenta envolvendo a comunidade no combate ao mosquito. “Para evitar o crescimento no número de casos precisamos da mobilização de todos”, lembra o secretário maringaense, reforçando que as campanhas contra dengue existem há mais de 10 anos e é inadimissível água parada dentro de quintais ou no interior de casas e apartamentos.

Nardi lembra ainda que o índice de Maringá está elevado, na média de 3,8%, com a identificação de focos em todos os bairros e na área central. “Portanto a responsabilidade é de todos os moradores limparem quintais e terrenos baldios, além de evitar água parada dentro da residência e local de trabalho”, pede o secretário.

O prefeito Silvio Barros vai além. Nesta sexta-feira, durante assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento na Zona Sul, o prefeito informou que a obra vai desafogar o Hospital Municipal e liberar mais 20 leitos para internamento. “Mas não queremos esses leitos tomados por pessoas com dengue, que é uma doença que pode ser evitada com a ajuda de todos”, pediu.
PMM