ENSINO

Paraná terá mais uma universidade federal

Em solenidade na Sala de Audiências do Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

A Unila estará localizada tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu. O futuro campus tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e será construído em área de 38,9 hectares doada por Itaipu Binacional. A instituição atenderá a dez mil alunos, entre estudantes brasileiros e dos demais países da América Latina, com corpo docente formado por especialistas brasileiros e dos demais países. Serão 250 professores efetivos e 250 professores visitantes.

PROJETO PEDAGÓGICO

Na segunda-feira (11), membros da Comissão de Implantação da Universidade realizaram a última reunião do grupo de trabalho, formado por 13 especialistas nomeados pelo Ministério da Educação (MEC), em março de 2008, para desenvolver o projeto político-pedagógico da instituição.

No encontro, a comissão realizou um balanço das atividades desenvolvidas durante sua vigência, a discussão sobre os futuros cursos de graduação sugeridos e elaborados pelos membros da CI-Unila, juntamente com especialistas das áreas específicas que formaram Grupos de Trabalho (GTS) para a estruturação dos currículos, e uma projeção das próximas etapas para a implantação da Unila, como as futuras Cátedras Latino-Americanas que deverão ser oferecidas no primeiro semestre de 2010.

A Unila terá um projeto político pedagógico inovador, com aulas bilíngues e proposta inter e transdisciplinar. O corpo docente será formado metade por brasileiros e a outra metade por especialistas dos demais países latino-americanos. A seleção de alunos seguirá a mesma política: 50% brasileiros e 50% estudantes de outros países da América Latina.

A previsão de início da graduação é para o segundo semestre de 2010 e, em cinco anos, a instituição deverá ter 10 mil alunos. A seleção dos estudantes brasileiros será pelo Enem e para os outros alunos latino-americanos será realizado um exame semelhante elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS

Sociedade, Estado e Política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; História e Direitos Humanos na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Economia, Integração e Desenvolvimento; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Ecologia e Biodiversidade, Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Engenharia Civil – ênfase em infraestruturas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Direito Internacional Comparado; Saúde Coletiva; Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço; Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Educação, Tecnologia e Integração; Licenciaturas: Ciências da Natureza, Interculturalidade e Integração; Esporte, Meio Ambiente e Políticas Sociais; Políticas Lingüísticas Latino-Americanas – com distintas ênfases.
Maringá.com