NATAL

Chegada do Papai Noel será neste sábado na praça da Catedral.

Chegada do Papai Noel será neste sábado na praça da Catedral.
Vila do Papai Noel na praça Napoleão Moreira da Silva, já está sendo montada.

Organizadores do “Natal Ingá” finalizam os últimos detalhes para dar início ao período natalino na cidade. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos – Semusp estão dando os últimos retoques na praça da Catedral e na Vila do Papai Noel, que será instalada na praça Napoleão Moreira da Silva.

A abertura oficial do “Natal Ingá” será neste sábado (30), às 20h30, na praça da Catedral.

Além da iluminação da Catedral e da chegada do Papai Noel, o início da programação natalina contará com show pirotécnico, apresentação dos Arautos do Evangelho, distribuição de gorros e premiação da mostra de cartões, com alunos da rede municipal.

O grande momento da noite será a iluminação da Catedral e a tradicional queima de fogos. Depois a comunidade está convidada para conhecer a Vila do Papai Noel, na praça Napoleão Moreira. Os alunos que tiveram os cartões natalinos selecionados serão chamados ao palco para receber uma bicicleta cada.

O objetivo principal do Natal Ingá é integrar os esforços para a organização de atrações para o período de Natal, dando destaque para a decoração da cidade e a programação de eventos culturais e outras iniciativas que oportunizem a atração de visitantes, o aumento do movimento no comércio de Maringá e região e o posicionamento da cidade como um destino turístico neste período do ano.

A Vila do Papai Noel também na praça Napoleão Moreira da Silva, já está sendo montada e concentrará diversas atrações.

Durante o período natalino, serão realizados no quadrilátero central, bairros, restaurantes, shoppings, entre outros locais, mais de cem apresentações que envolve a abertura para o presépio oficial da cidade, apresentações de corais, teatros, Parada de Natal, encenação Auto de Natal, concentos de Natal, entre outras projetos.

Auto de Natal

O Auto de Natal, evento âncora do Natal Ingá, conta o Nascimento de Jesus Cristo, mas não de maneira convencional. Quem conta esta maravilhosa história é um pioneiro da cidade de Maringá. Um homem simples que com humildade e inventividade narra as passagens bíblicas à sua maneira, do jeito que ele e seus netos, que são seus ouvintes, entendem e imaginam as cenas.

Nada acostumados com as paisagens da palestina recontam a história usando o que está em seu quintal mesmo. Esta união maravilhosa que acontece dos fatos históricos com a religiosidade popular é o que deixa tudo especial no espetáculo: Referencias da Folia de Reis e de festejos existentes no universo agrícola cafeeiro da década de 50 integrarão o imaginário descrito pelo avô. Maria com roupa de “fuxico“, Anjo Gabriel de bicicleta, o Menino Jesus nasce numa tulha e muito mais...

Haverá apresentações no palco principal do Auto de Natal que está sendo montado na praça da Catedral e também apresentações itinerantes em vários pontos da cidade.

Presépio Oficial da cidade

O presépio é o símbolo mais universal e mais significativo do natal , e agora a cidade de Maringá terá seu presépio oficial, em exposição permanente para visitação no Palco do Auto de Natal que está sendo montado na praça da Catedral, em frente ao Colégio Instituto de Educação.

A inauguração será no dia 1 de dezembro (domingo) às 20h30 e ficará aberto a visitação todos os dias das 19 às 22 horas, até dia 06 de janeiro de 2014 quando haverá a desmontagem juntamente com as festividades da Folia de Reis.

Produzido pela Associação Lírius que também são responsáveis pela Paixão de Cristo, maior evento gratuito da cidade com mais de 40 mil pessoas na ultima edição, conta com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet, Instituto Cultural Ingá, Prefeitura Municipal de Maringá, ACIM dentre outros e tem o patrocínio da Poupança Sicoob e Ferrari e Zagatto.

Programação Presépio Oficial

01/12 – 20h30 – Abertura do Presépio Oficial do Natal de Maringá – Praça da Catedral

06/12 – 20h: 1ª Apresentação Itinerante - Pça Prof. Rachel Dora Paraná Pintinha (Jd. Alvorada)

13/12 – 20h: 2ª Apresentação Itinerante - Praça Salgado Filho (Antigo Aeroporto)

17/12 – 20h: 1ª Apresentação principal do Auto de Natal – Praça da Catedral

19/12 – 20h: 2ª Apresentação principal do Auto de Natal – Praça da Catedral

21/12 – 20h30: 3ª Apresentação principal do Auto de Natal – Praça da Catedral

06/01/14 – Desmontagem do Presépio com as festividades da Folia de Reis