DENGUE

Secretaria de Saúde alerta sobre dengue nas férias

Famílias que viajam de férias neste período do ano devem estar atentas às condições propícias de proliferação do mosquito da dengue. Com o clima favorável, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, qualquer ponto de água parada vai ampliar as chances de proliferação do mosquito e do aparecimento de casos de dengue. “Antes de fechar a casa para viajar as pessoas devem observar a presença de objetos que podem acumular água dentro e fora das casas”, apela Nardi.

Mesmo quem viaja por apenas alguns dias precisa eliminar todas as possibilidades de água parada, principalmente nas áreas externas, expostas às chuvas. Agentes ambientais da Secretaria de Saúde continuam visitando as residências, mas encontram muitas fechadas neste período de férias.

A orientação vai além das obrigações de rotina, lembra o secretário. “No período normal as pessoas estão todos os dias em casa, e devem eliminar a água parada, já quem viaja e deixa a casa fechada precisa tomar medidas como lacrar ralos que podem acumular água – inclusive do tanque de lavar roupas, evitar água parada em bebedouros de animais, eliminar os pratos de vasos, manter os vasos sanitários tampados e a caixa d´água fechada, e desobstruir as calhas”.

Nardi adianta que os agentes ambientais estão concluindo o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes aegypti (Lira) de 2010, que será divulgado na próxima terça-feira, durante reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue. A reunião será no auditório da Secretaria de Saúde, a partir das 14 horas.

As pessoas que viajam também devem estar atentas às condições do local de destino, especialmente em regiões mais quentes. Muitas cidades estão com índices elevados de casos notificados e confirmados, e a orientação para os visitantes é evitar áreas onde se percebe a existência do mosquito Aedes aegypti, e o uso de repelente sempre que for necessário. Ao final das férias, lembra Nardi, é sempre comum a confirmação de casos importados de outras regiões.
PMM