IPTU

Novas guias de IPTU começam a ser entregues pelos Correios neste sábado

Contribuintes maringaenses começam a receber neste sábado, através dos Correios, os comprovantes para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, que este ano virão de forma diferenciada. Em apenas uma guia o novo modelo trará todas as informações sobre o tributo e as formas de pagamento.

A nova guia lançada pela Prefeitura para o exercício de 2010 trouxe economia na confecção e trará agilidade na distribuição. Outro motivo para mudança dos carnês é o fator ecológico, uma vez que serão retiradas de circulação por ano 600 mil folhas de papel sulfite e 80 mil folhas de cartolina.

Em uma única folha o contribuinte terá três opções de pagamento: à vista, com 15% de desconto, até o dia 21 de janeiro; 1ª parcela que vence dia 21 de janeiro; e a opção de pagamento à vista, com 10% de desconto para pagamento até dia 11 de fevereiro. Caso o contribuinte opte por pagar o IPTU em parcelas, as guias ou a 2ª via devem ser retiradas na internet, pelo site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br ou na Praça de Atendimento no Paço Municipal.

O pagamento do imposto pode ser feito nos bancos conveniados à Prefeitura (Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), ou em casas lotéricas quando o valor não ultrapassar R$ 1 mil.

O diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira, alerta que os contribuintes que estiverem fora de Maringá neste início de ano podem retirar a guia na internet e pagar em qualquer casa lotérica ou banco conveniado. “Oferecemos essa comodidade aos contribuintes que podem pagar seu IPTU sem necessidade de receber a guia pelos Correios. Basta acessar o site da Prefeitura no link serviços – serviços online – atendimento ao contribuinte/serviços municipais”.

Foram confeccionados 124.512 guias de IPTU, que totalizam cerca de R$ 76,8 milhões em impostos e taxas. A exemplo dos anos anteriores, o IPTU para o exercício de 2010 não teve aumento, apenas a atualização de 6,10% referente ao IPCA-15 (índice de inflação de janeiro a dezembro de 2008).

PMM