GERAL

Consultório odontológico no Jardim São Domingos vai beneficiar população da região

A Prefeitura de Maringá inaugurou nesta segunda-feira (7), um consultório odontológico na Escola Municipal Fernão Dias, no Jardim São Domingos, que vai beneficiar toda a população da região, oferecendo tratamento odontológico básico e ações de prevenção em saúde bucal. É a primeira unidade fixa em uma escola instalada pelo município.

O consultório vai contar com um dentista e um auxiliar em saúde bucal capacitados para atender pessoas de qualquer idade. O objetivo é facilitar o acesso ao tratamento odontológico no local. Inicialmente os alunos da escola terão atendimento priorizado, incluindo a realização de ações coletivas de escovação supervisionada.

Participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Silvio Barros, a presidente do Provopar, Bernadete Barros, o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o presidente da Associação de pais, mestres e funcionários da Escola Fernão Dias, Willian Gentil, a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Letícia Padovez e o administrador da subprefeitura de Iguatemi, João Borri Primo.

O secretário de Saúde agradeceu a parceria com a associação da escola na conquista das melhorias. “Esta é mais uma reivindicação da comunidade, um sonho de todos, que conseguimos tornar realidade. Agradecemos o apoio da associação, que buscou auxílio e conseguiu, inicialmente, a doação de equipamentos. Com essa iniciativa, entendemos que o pedido deveria ser melhor atendido e hoje estamos inaugurando um consultório odontológico com equipamentos novos”, afirmou Nardi.

O prefeito foi recepcionado pelas crianças da escola e disse estar retribuindo a confiança depositada na administração municipal. “Estamos entregando um compromisso com a comunidade de São Domingos, um consultório odontológico em pleno funcionamento. Agradeço pela oportunidade de cumprir esses compromissos e busco retribuir com ações em benefício à comunidade”, ressaltou Silvio Barros.

Willian Gentil aproveitou para agradecer ao prefeito pelas melhorias que São Domingos vem recebendo nos últimos anos. “Temos uma Academia da Terceira Idade que foi inaugurada recentemente e a iluminação pública rebaixada para garantir mais segurança à população. Além disso tivemos nossa escola praticamente reconstruída, já que foi reformada, ampliada e ainda ganhou o ginásio de esportes. Agora estamos aguardando as casas populares, que já foram aprovadas para serem construídas aqui. Portanto, só temos a agradecer”, concluiu.

Atendimento odontológico

O município conta, atualmente, com atendimento odontológico integral, oferecendo ações que contemplam bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. O atendimento básico é realizado nos postos de saúde, nas policlínicas e em um consultório odontológico móvel que percorre as escolas municipais rurais. Ao todo são mais de 250 profissionais da área odontológica, entre dentistas, técnicos em higiene bucal e atendentes de consultório odontológico oferecendo atendimento gratuito à população.

Os atendimentos especializados em odontologia são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas: CEO Policlínica Zona Norte, CEO CISAMUSEP E CEO -UEM, onde são contempladas as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, atendimento a pacientes especiais, dentística restauradora e prótese total removível.

As Clínicas do Bebê, que preconizam a atenção precoce, funcionam nos postos Zona Sul, Quebec, Pinheiros e Iguaçu. São atendidos bebês agendados no programa antes de completarem um ano, permanecendo nas Clínicas até os seis anos, quando então são encaminhados para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da área de abrangência.

Serviço

O consultório odontológico está instalado na Escola Municipal Fernão Dias, que fica no Jardim São Domingos, BR-376, Km 138, no município de Maringá.
PMM