TRÂNSITO

Binários trarão mobilidade com sincronização dos semáforos e possibilidade de conversão à esquerda

O prefeito Silvio Barros, o secretário de Transportes, Walter Guerlles e a equipe de engenheiros de tráfego da Setran, anunciaram nesta sexta-feira (20) o início da implantação do sistema Binário, que entre as vantagens estão a sincronização dos semáforos e a possibilidade de conversão à esquerda nas principais avenidas centrais.

Para que sistema funcione, dando fluidez ao trânsito das avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná que a partir de janeiro passarão a ser mão única com sentidos inversos, é necessário alterar sentidos de ruas das Zonas 7 e 2, permitindo que essas ruas tenham ligações com as avenidas dos Binários.

O prefeito Silvio Barros explica que as mudanças serão realizadas por etapas. “Todas as alterações serão feitas por partes. Para que no final o resultado seja positivo precisamos mexer em algumas vias que alimentarão as avenidas, dando sustentação e fluidez aos Binários. Por isso as mudanças nas Zonas 7 e 2, que farão a ligação desses bairros diretamente com o centro da cidade. Temos a consciência que as mudanças trarão resistências, mas estamos certos que o saldo final será positivo”.

Quatro fases

A implantação do sistema Binários será realizada em quatro etapas. Entres os dias 22 e 28 deste mês as mudanças ocorrerão na na região da Zona 7/Jardim Universitário; entre os dias 29 a 5 de dezembro será realizada a segunda etapa que compreende as regiões da Zona7/ UEM/ Morangueira; as modificações da Zona 2 serão realizadas no período de 13 a 19 de dezembro; e as alterações nas quatro avenidas centrais terão início a partir de janeiro com término em fevereiro.

Durante a apresentação do novo sistema e das alterações das vias os representantes da Prefeitura pediram atenção aos motoristas e pedestres. “Todas as mudanças serão amplamente divulgadas, através de folders distribuídos em residências das Zonas 7 e 2, campanhas publicitárias na mídia, sinalização horizontal e vertical, pelo site da Prefeitura e Setran e pelos nossos agentes que estarão orientando o trânsito. Pedimos cautela dos motoristas e cuidado redobrado dos pedestres ao atravessar as vias”, atenta Guerlles.

Com a implantação do sistema será possível cruzar a cidade do Parque do Ingá até a avenida Colombo, pela avenida São Paulo, por exemplo em até três minutos. “Isto deve-se à sincronização perfeita dos semáforos, que permitirá ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade média de 40km/h, por exemplo. A fase de implementação da chamada “onda verde” será realizada em duas etapas de 15 dias cada contemplando as quatro avenidas, e na madrugada de sábado para domingo para não interromper o tráfego”, explica o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur.

Outra grande vantagem dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda, com a implantação de “agulhas” nos canteiros centrais. “Vamos implantar as agulhas sem retirar nenhuma árvore, fazendo a transposição dos canteiros em sintonia com as ruas. Esse trabalho, que precisa ser feito com máquinas pesadas, será realizado à noite para evitar transtornos”, diz Guerlles.

Para a implantação do sistema serão investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da Prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o BID para a revitalização da avenida Brasil, que é a fase final dos binários. “Na avenida Brasil o foco principal é a priorização do transporte coletivo, onde será necessário fazer obras pesadas como a implantação de canaletas exclusivas para ônibus, modificações nas calçadas e muitas outras alterações que acontecerão ao longo de 2010”, explica o prefeito Silvio Barros.

Participaram da coletiva para o anúncio dos binários o deputado federal Ricardo Barros, o presidente do diretório municipal do PP, Marco Rocha Loures, os vereadores Zebrão, John Alves Correa, Paulo Soni, Luiz do Postinho e Sabóia, secretários municipais, representantes das entidades de classe, diretores de veículos de imprensa e jornalistas.

O secretário de Transportes finalizou reforçando que essas mudanças no trânsito da cidade fazem parte de uma promessa de campanha do prefeito Silvio Barros. “Estamos cumprindo o compromisso do prefeito em promover mudanças no sistema viário de Maringá. Para isso, nós da Setran fizemos um estudo aprofundado buscando alternativas que trouxessem mais mobilidade de forma segura e responsável. Essa alternativa é o sistema Binário, que vai atender as necessidades da população e melhorar de forma significativa o trânsito maringaense. Pedimos a colaboração de todos para que nos ajudem nesse período de adaptação, prestem atenção na sinalização e andem com cautela”, finaliza Guerlles.
PMM