ESPORTE

Maringá comemora a conquista de 37 medalhas do Paraná nas Olimpíadas Escolares

O Paraná se destacou nas disputas das Olimpíadas Escolares 2009, com a conquista de 37 medalhas. No total foram 16 de ouro, 6 de prata e 15 de bronze, conquistadas em diversas modalidades. No domingo (15) foram realizadas as últimas premiações para as equipes vencedoras do vôlei. Os nove dias de disputas foram comemorados em Maringá com uma confraternização de encerramento, que reuniu atletas, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Prefeitura.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, a secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias, representantes do COB, da Secretaria de Esportes e voluntários que trabalharam para a realização dos jogos participaram das últimas premiações e da confraternização de encerramento no refeitório montado no Country Clube. Para o prefeito, essa edição das Olimpíadas Escolares realizada em Maringá e Londrina foi importante para incentivar o esporte local. “Em nove dias de competições conseguimos reunir atletas de todo o Brasil oferecendo a oportunidade de competir em diversas modalidades. Estamos felizes por poder oferecer bons espaços para a competição e por termos sido anfitriões nessa grande festa do esporte”, afirmou.

A secretária de Esportes e Lazer agradeceu a participação dos atletas e a confiança do Comitê Olímpico ao permitir que as olimpíadas fossem realizadas em Maringá e Londrina simultaneamente. “Em 2007 apresentamos a idéia de termos nossa cidade como sede da competição junto com Londrina e em 2008 tivemos a confirmação de que as olimpíadas realmente seriam aqui. Essa conquista se deu pelo investimento que vem sendo feito no esporte local. O COB confiou no nosso trabalho e hoje podemos comemorar o sucesso de mais essa edição das Olimpíadas Escolares”, ressaltou. Segundo o COB, essa última edição das olimpíadas de 15 a 17 anos representaram um marco na história do evento. Divididos entre Maringá e Londrina, 4.100 participantes de 28 delegações (26 estados, Distrito Federal, Maringá e Londrina) competiram por nove dias. Dos 3.500 atletas, 2.000 competiram no atletismo, futsal, judô, vôlei e xadrez, em Maringá enquanto 1.500 disputaram basquete, handebol, natação e tênis de mesa, em Londrina.

O sucesso da edição garantiu a inclusão de mais três modalidades no programa esportivo. Em 2010, após um primeiro ano de Ciclo Olímpico marcado por recordes de participantes (2009), as Olimpíadas Escolares contarão com três novas modalidades no próximo ano. Ciclismo, ginástica rítmica e taekwondo (somente na etapa para jovens de 15 a 17 anos) se incorporam às disputas, elevando para 12 o número de modalidades.

Atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez já fazem parte do programa esportivo das Olimpíadas Escolares. As cidades de Fortaleza (CE), na etapa de 12 a 14; e Goiânia (GO), de 15 a 17 anos, sedes em 2010, serão as primeiras a receber a competição no novo formato.

Segundo o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, foi realizada uma etapa dividida em duas sedes com total êxito. “O padrão adotado por nós, organizadores, é alto, mas continuamos evoluindo a cada evento, a cada edição. Posso afirmar que absorver mais três modalidades em nada modificará o nível de serviços oferecidos. Desde sua implantação, as Olimpíadas Escolares mantém o planejamento inicial e vem crescendo, pelo menos 10% a cada ano. Estamos lapidando a competição e sua programação educativa e cultural. Damos as boas vindas ao ciclismo, à ginástica rítmica e ao taekwondo certos de que essas modalidades provocarão um impacto ainda mais positivo para o esporte olímpico nacional", garantiu.

Programação cultural e educativa

Como acontece a cada etapa, as Olimpíadas Escolares 2009 tiveram uma intensa programação educativa e cultural, desenvolvida pelo Departamento Cultural do COB, com ações voltadas para os alunos atletas e a população local. Além disso também foram disponibilizadas atividades para alunos das escolas das duas cidades, apresentações de vídeos, teatro, exposição de uniformes, distribuição de cartilhas sobre o esporte olímpico e ações para promover a preservação ambiental, entre outras. Os três pilares do Olimpismo (cultura, educação e meio-ambiente) serviram como inspiração para o planejamento das atividades educativas e culturais do evento.

Embaixadores

Entre os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2009 estiveram Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na maratona em Atenas 2004; Tande, medalhista de ouro no vôlei em Barcelona 1992; Gustavo Borges, medalhista de prata em Barcelona 1992 e em Atlanta1996, bronze em Atlanta 1996 e em Sydney 2000, na natação; Hugo Hoyama, nove vezes campeão pan-americano no tênis de mesa; Natália Falavigna, medalhista de bronze em Pequim 2008, no taekwondo; Sarah Menezes, bicampeã mundial Junior de judô; Sebástian Cuattrin, campeão pan-americano de canoagem no Rio 2007; Léo Bortolini, campeão pan-americano de handebol no Rio 2007; e Danielle Hypólito, atleta pan-americana e olímpica da ginástica artística.

Programa Observadores

Representantes de seis países tiveram a oportunidade de conhecer melhor as Olimpíadas Escolares. Estiveram presentes em Maringá e Londrina Oluwakemi Obidahunsi, diretora de Projetos da Juventude do Comitê Olímpico Nigeriano; Virgílio Benítez, da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai; Ivan Bondarchuk, diretor de imprensa do Comitê Olímpico Ucraniano; Isabel Alexander, diretora de esportes da juventude de Santa Lúcia, América Central e Woodrow Williams, diretor de esportes de São Vicente e Granadinas, e o diretor esportivo do Comitê Olímpico da Macedônia, Vladimir Bogoevski. Os observadores internacionais vieram aprender com os brasileiros e levam na bagagem os conhecimentos adquiridos sobre ações de fomento ao esporte, que poderão ser adaptadas às realidades de seus países.

Atletismo

Dezessete recordes foram quebrados na recém inaugurada pista do Estádio Willie Davids. Dentre os novos recordistas, destaque para o paulista Willian Braido, da Escola Estadual Oswaldo Aranha, que estabeleceu as novas marcas no lançamento de disco (51m37) e no arremesso do peso (18m28), e para a também paulista Natália Silva, do Colégio Politec, nova recordista dos 400m (56s17) e integrante da equipe recordista no revezamento medley (2m15s28). A heptatleta Tamara Souza (RJ), o velocista pernambucano Jonathas Silva (100m) e o barreirista carioca Alan Santos também brilharam. A competição contou com a presença de Luiz Alberto de Oliveira, ex-técnico do campeão olímpico Joaquim Cruz, e atual técnico e coordenador de um centro de treinamento gerido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Uberlândia.

Basquete

Divisão Especial masculina foi decidida entre os jovens do Colégio Pessoa, de Franca (SP), e do Colégio Santa Dorotéia (DF). O Colégio Batista (CE) e o Sistema Ápice de Ensino (MG) decidiram a medalha de bronze da competição. Da Primeira Divisão, subiram as equipes de Alagoas, Santa Catarina e Rondônia, representadas pelos Colégio Intensivo (AL), Colégio Energia Criciúma (SC) Escola Barão do Solimões (RO). O Colégio Portinari (Londrina) avançou à semifinal, mas não será inserido na Divisão Especial em 2010, por ter disputado a competição como cidade-sede.

No feminino, a decisão da Divisão Especial colocou frente a frente paulistas e cariocas. As meninas da equipe CETEC Barretos (SP) garantiram que sua cidade não é apenas a capital do rodeio do país, mas também um grande centro do basquete. Elas enfrentaram as cariocas do Colégio Santa Mônica Cachambi (RJ). Paraná e Paraíba disputaram o bronze, representadas pelo Colégio Geo Sul (PB) e o La Salle (PR). As semifinais da Primeira Divisão contaram com o Colégio Marista de Natal (RN), a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves (RS), a Escola de Educação Básica Presidente Médici (SC) e o Colégio Nobel (Londrina).

O coordenador das categorias de base da seleção brasileira masculina de basquete e assistente técnico da seleção adulta masculina de basquete, José Alves dos Santos Neto, 38 anos, observou alguns jogos da competição e ministrou uma palestra para os técnicos das equipes participantes.

Futsal

O colégio carioca Percepção conquistou a medalha de ouro nas categorias masculina e feminina da Divisão Especial. O título entre os meninos veio após vitória nos pênaltis sobre o Colégio Madre Celeste, do Pará. As meninas do Rio garantiram o ouro com um triunfo por 7 a 5 sobre as cearenses do Colégio Evolutivo. Já na Primeira Divisão, que dá acesso à Divisão Especial, as catarinenses do CENEC Honório, campeãs, e as rondonienses da Escola João Bento, vice-campeãs, carimbaram o passaporte para a elite do futsal das Olimpíadas Escolares 2010. No masculino, as vagas ficaram com a cearense Escola Agrícola (ouro) e a amazonense Recanto da Criança (prata).

Handebol

Depois de conquistar duas medalhas de prata consecutivas, a equipe masculina do Colégio Vinicius de Moraes, de Sorriso (MT), venceu o Instituto Rio Branco (PB), por 36 a 28, e conquistou o título da Divisão Especial. Na disputa pela medalha de bronze, o Colégio Castro Alves (ES) venceu o Colégio Anglo Líder (PE) por 25 a 24, em jogo dramático. Já as meninas do Colégio Anglo Líder (PE) venceram as do Colégio Drummond (PR) por 27 a 26, com direito a um gol decisivo no último minuto de jogo e levaram o tricampeonato da competição. Foi o quarto título consecutivo do estado. O Colégio Aplicação Dr. Paulo Gissone (RJ) ficou com o bronze.

Já na decisão feminina da Primeira Divisão, o Instituto Estadual Riachuelo, de Capão da Canoa (RS), venceu o Colégio Intensivo de Maceió (AL) por 29 a 18, com destaque para as campeãs pan-americanas cadete pela seleção brasileira, a central Eliete Oliveira e a armadora esquerda Amanda Dels. A Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, de Jundiaí (SP), completou o pódio. Já na masculina, o Colégio São José (SC) venceu Colégio La Salle (DF) por 26 a 24. O Colégio Londrinense (Londrina) conquistou a medalha de bronze.

Judô

"O nível da competição foi muito satisfatório, temos estatísticas que apontam um índice de 50% de ippons (golpes vencedores) nas lutas, isso significa apuro dos judocas". Palavras de Pedro Sinohara, coordenador geral da modalidade nas Olimpíadas Escolares.

Nos tatames do Parque do Japão, Horácio Maciel, do Colégio Positivo, de Curitiba (PR), sagrou-se bicampeão das Olimpíadas Escolares, entre os pesados. No torneio por equipes, São Paulo abocanhou o ouro no masculino e feminino. As disputas contaram com a presença de Sarah Menezes, judoca bicampeã mundial junior, Embaixadora das Olimpíadas Escolares 2009.

Natação

As meninas do Colégio Dom Bosco (PR) se destacaram na piscina de 25 metros do Londrina Country Club. Destaque para a catarinense Carolina Bergamaschi, de 15 anos, que voltou para casa com cinco medalhas de ouro: 50m e 100m peito, 50m livre, além dos revezamentos 4x50m livre e 4x50m medley. Alessandra Marchioro (melhor índice técnico da competição, com 894 pontos nos 100m livre), Luana Wunderlich, Alexia Marussig e Carolina Portugal, todas do mesmo colégio também subiram ao alto do pódio.

Entre os homens, destaque para o maranhense Felipe Costa da Cunha, do Centro de Ensino Upaon-Açu (MA). Ele conquistou a medalha de ouro nos 100m peito e 200m medley, além da medalha de prata nos 400m livre. Em julho desse ano, Felipe se tornou o maior destaque nos Jogos Desportivos Escolares de Cuba com cinco ouros e uma prata, além de ter batido dois recordes (100m peito e 100m borboleta). Já Pedro Henrique Souza, do Centro Educacional Sigma Sul (DF), venceu os 50m e 400m livre e ajudou a equipe candanga a subir no alto do pódio do revezamento 4x50m livre. Filho de pai italiano e mãe brasileira, Angelito Cassandra, do Colégio Batista (CE), venceu os 50m peito.

Tênis de mesa

O mesatenista catarinense Aurélio Corrêa, da Escola de Educação Gertrudes Benta Costa (SC), conquistou a medalha de ouro no individual ao derrotar Murilo Rodrigues (DF), do Colégio Estadual Leonardo da Vinci (DF), por 3 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/8 e 11/8. Em terceiro lugar ficou Lucas Paulino, da Escola Municipal Henrique Castriciano (RN). Na disputa por equipes, Murilo e seu companheiro Antonio Marcos (DF), venceram os irmãos gêmeos catarinenses Aurélio e Augusto Corrêa.

No feminino, a paulista Priscilla Dias, do Colégio Singular (SP), venceu a amazonense Amanda Marques, da Escola Miguel de Cervantes (AM), por 3 sets a 1, parciais de 11/9, 10/12, 12/10 e 13/11,e levou o título. Em terceiro lugar na competição ficou a catarinense Maria Eugenia Scoz, de 17 anos, do Colégio Machado de Assis (SC), que levou o título por equipes ao lado de Marina Michelin.

Vôlei

Na Divisão Especial do volêi masculino e feminino, os finalistas foram o Colégio Campos Salles (SP) e o Colégio Promove (MG), e o Colégio CEL (RJ) e o Colégio Regina Mundi (PR), respectivamente. Já na Primeira Divisão, a decisão no feminino teve a participação do Colégio Martin Luther (RS) e Francisco Mazzola (SC), enquanto entre os meninos o ouro foi disputado pela Escola Nilton Lins (AM) e Regina Mundi (PR).

Xadrez

A enxadrista paranaense Cintia Leão, do CEC Cianorte, e Eduardo Narvaez (MT), representante do Colégio Hermesindo Alonso, foram os grandes vitoriosos no torneio disputado no SESC. O pódio feminino foi completado com a paulista Daphne Jardim (2ª), do COC Ribeirão Preto, e por Ana Vitória Rothenbarth, do Colégio Isaac Newton (MT). Entre os homens, o paranaense Ivan Gonçalves (Colégio Estadual Benjamin Constant) ficou com o vice-campeonato, enquanto o bronze foi para Rubens Cezila, da Esola Estadual Dom José (SP).

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná.

Confira os resultados da competição no site www.olimpiadasescolares.com.br
PMM