ESPORTE

Competições das Olimpíadas Escolares marcam inauguração da pista de atletismo da Vila Olímpica

A pista de atletismo instalada ao redor do gramado do Estádio Regional Willie Davids, na Vila Olímpica, foi inaugurada nesta quarta-feira (11) pela manhã com a realização da primeira etapa da modalidade de atletismo das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2009. A competição, que contará com a participação de 570 atletas de 28 delegações, será realizada em 5 etapas sempre pela manhã e à tarde e termina nesta sexta-feira (13).

Dotada de 400 metros de extensão, a pista de atletismo do estádio Willie Davids tem as dimensões oficiais exigidas para provas nacionais e internacionais e ainda tem disponíveis áreas específicas para competições de lançamento de dardo e disco, arremesso de peso, além de plataformas para salto triplo, à distância, com vara e em altura.

O prefeito Silvio Barros deu o tiro de largada para início das disputas na nova pista e aproveitou para destacar a importância dos investimentos no esporte. “Maringá está marcando presença nos espaços esportivos do Brasil com a inauguração desta pista que faz parte do complexo esportivo da Vila Olímpica. Nossa intenção é permitir que a cidade tenha estrutura específica para atender atletas de alto rendimento nas mais variadas modalidades”. O prefeito também desejou boas vindas aos atletas e pediu a opinião deles sobre a nova pista. “Aproveitem e façam suas sugestões para que possamos melhorar ainda mais essa estrutura”, pediu.

O presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins de Oliveira, elogiou a iniciativa de Maringá em investir no atletismo e afirmou que a cidade tem tudo para ser um pólo de treinamento. “Queremos formar em Maringá um centro de treinamento para o atletismo abrindo espeço para atletas de todos os estados brasileiros. Para isso vamos disponibilizar treinadores cubanos conceituados mundialmente”. Oliveira acompanhou as primeiras disputas na nova pista, deu alguns tiros de largada e pôde opinar com mais critério. “Essa é uma pista de alto nível, preparada para competições internacionais. A qualidade do material garante mais velocidade aos atletas”, disse.

O gerente do centro de treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Manoel Trajano Dantas Neto, afirmou que esta é a melhor edição de toda a história das Olimpíadas Escolares Brasileiras. “Temos excelentes atletas e espaços esportivos adequados, de alto nível. Esse é o cenário ideal para que os atletas que se destacarem mostrem o potencial para disputarem Jogos Olímpicos. Temos um observador de outro país aqui avaliando nossos atletas e a qualidade da competição”. No Paraná, observadores internacionais das Américas, África e Europa acompanham de perto a última etapa da competição no primeiro ano do segundo Ciclo Olímpico.

As Olimpíadas Escolares estão sendo disputadas desde o último dia 5 e terminam no próximo domingo (15). Nesta quarta-feira (11) estrearam novas modalidades em Maringá e Londrina. As modalidades judô, natação, xadrez, futsal e handebol já foram encerradas. Outras quatro começaram a ser disputadas. Maringá sedia as competições de atletismo e vôlei, já Londrina fica com as disputas de basquete e tênis de mesa.

O atletismo está sendo disputado na nova pista construída ao redor do gramado do Estádio Regional Willie Davids, conforme programação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O vôlei está sendo disputado nas quadras do Colégio Marista, Regina Mundi, Country Clube e ginásio de esportes Valdir Pinheiro, das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Pista de atletismo

De acordo com engenheiros e técnicos executores da obra, o complexo de atletismo ao redor do gramado ganhou novos acessos subterrâneos para os vestiários de atletas e juízes, novas instalações elétricas e hidráulicas. Foram concretados 10 mil m² da base da pista. Depois de finalizada a concretagem, a pista foi recoberta por uma manta de borracha e, por último, recebeu uma camada de regupol – um revestimento granulado sintético, importado e de cor avermelhada, que oferece mais aderência aos competidores.

A obra teve custo de R$ 3,6 milhões investidos pelo Ministério dos Esportes, por meio de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Ricardo Barros.

Vôlei feminino do Paraná

A equipe feminina de voleibol do Colégio Regina Mundi representa o Estado do Paraná a partir desta quarta-feira nas Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos) de Maringá. Atual campeão dos Jogos da Juventude (Jojup´s) e Jogos Abertos do Paraná (Jap´s) o time paranaense é apontado como um dos favoritos à fase final da modalidade.

O time feminino conta com as atletas Larissa Reginato, Nathália Fernandes, Taila Gnass, Natália Carolina, Gabriele Samia, Amanda Salmeron, Nathália Marques, Marjorie Correa, Sthefanie Corrêa e Janaína Barbosa.

O time masculino do Regina Mundi faz a primeira apresentação na quinta-feira (12). O jogo será contra a Escola Carmela Dutra, de Rondônia, a partir das 16h30, no ginásio de esportes do Regina Mundi.

Confira a programação completa no site www.olimpiadasescolares.com.br
PMM