CIDADE

Dia do Descarte será em áreas definidas pela Vigilância Ambiental

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde definiu as áreas onde será realizado o arrastão do Dia do Descarte, no próximo sábado, 14 de novembro. “Queremos os moradores destas áreas auxiliando os agentes ambientais e voluntários a eliminar os pontos de água parada e os focos do mosquito da dengue”, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

No sábado logo pela manhã mais de 500 pessoas entre agentes ambientais e voluntários estarão recolhendo resíduos das áreas definidas. “As regiões foram demarcadas conforme a presença de focos do mosquito e do registro de confirmação de casos de dengue”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Mariangela Felix Vecchi.

No total são nove áreas a serem trabalhadas no Dia do Descarte: Vila Morangueira, região do Champagnat, Ebenezer, Cidade Jardim, parte do Mandacaru, Vila Esperança, parte do Borba Gato, Vila Operária e região do Conjunto Porto Seguro. Os agentes ambientais e voluntários, alerta Nardi, não vão entrar em quintais nem recolher objetos que não acumulam água, como móveis velhos, galhos de árvore, eletrodoméstivos e lixo doméstico. O morador que colocar esse tipo de objeto na calçada ou lixeira será notificado para recolher e pode ser multado.

O objetivo, explica o secretário, é o morador limpar o quintal e a casa dos objetos que acumulam água e colocar nas calçadas e lixeiras no início da manhã de sábado. “O último levantamento mostrou que a maioria dos focos do mosquito está em resíduos e lixo, tinas e barris de água e em pratos de vasos, todos passíveis de remoção pelas pessoas”, reforça Nardi.

As áreas incluídas no arrastão são: na Vila Morangueira o quadrilátero entre a rua Maracaibo e a avenida Pedro Taques, e entre a rua La Paz e Buenos Aires e a avenida Colombo. Na região do Champagnat o trabalho será concentrado entre a rua Rio São Francisco e a avenida Franklin Roosevelt, e entre a avenida Guaiapó e a rua Rio São Francisco. No Ebenezer, a coleta será entre a avenida Morangueira, na região do Posto Duzentão e a rua Antonio Peruzzi, e da avenida Franklin Roosevelt até o início da zona rural.

Na região do Cidade Jardim a ação será no quadrilátero os bairros Cidade Nova, Vila Esperança, Jardim Real e Quebec. No Mandacaru os agentes e voluntários estarão entre o córrego Nazareth e o Jardim Real, e entre a avenida Alziro Zarur e o Laranjeiras. Na Vila Esperança o trabalho será realizado em todo bairro, entre a rua Primavera e o córrego Mandacaru e entre o campus da UEM e a rua pioneiro Alicio Arantes Campolina.

No Conjunto Borba Gato, o arrastão vai percorrer o quadrilátero entre a avenida Luiz Teixeira Mendes e o Contorno Norte, e a avenida Carlos Borges e o fundo de vale do córrego Borba Gato. O trabalho na Vila Operária inclui parte da Zona 7, indo da avenida Colombo na região dos armazéns fechando pelas avenidas São Paulo, Anchieta e Laguna até o viaduto da Tuiuti. Na região do Conjunto Porto Seguro o recolhimento de material será feito entre a linha férrea, a avenida Gastão Vidigal, na Zona 8, e o Contorno Sul.

Participam do Dia do Descarte todos os órgãos envolvidos no Comitê Municipal de Combate à Dengue, trabalhando na divulgação das ações nos bairros, reunindo voluntários, cedendo veículos, material de insumo, água e até alimentação. “Estamos fazendo nossa parte, e contamos com a colaboração dos moradores das áreas incluídas nas ações do Dia do Descarte”, disse Nardi.

PMM