ESPORTE

Maringá é campeã dos Jogos Abertos do Paraná

Maringá recebeu o Troféu de Campeão Geral dos 52º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) oferecido pela Comissão Executiva Municipal, no domingo, em Francisco Beltrão, por ter conquistado o maior número de títulos nas modalidades disputadas nos dois sexos e divisões. O município conseguiu 10 primeiros lugares, 5 a mais que Ponta Grossa na segunda posição. No total foram disputados 43 primeiros lugares.

Maringá foi campeã no vôlei de praia no feminino e masculino, repetiu a dobradinha no vôlei (divisão A), fez o mesmo no judô, e ganhou pelo masculino no ciclismo, na natação, xadrez e no futsal (divisão A). Ponta Grossa, em segundo lugar, conseguiu cinco títulos, os dois de tênis e mais três pelo sexo feminino no basquete e futsal, ambos na divisão A, e na natação. Em terceiro lugar em títulos ficaram empatados Campo Mourão e Francisco Beltrão, em primeiros e segundos lugares, mas o desempate favoreceu o time da casa com mais terceiros lugares (2 a 1).

A secretária de Esporte de Maringá, Edith Dias de Carvalho, recebeu o troféu das mãos do coordenador técnico municipal da competição, Everton França Gomes.

A secretária comemorou a façanha maringaense. “Os nossos atletas estão de parabéns pelo empenho nas partidas. O título, sinceramente, foi merecido. Realmente temos os melhores atletas do Paraná, porque o governo Municipal investe no esporte, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte Amador”, disse.

O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, cumprimentou o vencedor e agradeceu as equipes da prefeitura e Paraná Esporte pelo sucesso do evento. “Agradeço ainda a imprensa de Francisco Beltrão e a TV Paraná Educativa que divulgaram a competição. Sinceramente foi gratificante, foram dias de emoções. Parabéns a todos os participantes.”

O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, também fez agradecimentos aos responsáveis pela montagem da estrutura física e técnica. “Nós tivemos aqui talvez a melhor competição das 52 edições dos Jogos Abertos. Vimos jogos equilibrados, o que demonstra a melhor preparação das equipes, com a dedicação dos atletas e técnicos. A arbitragem é outro parâmetro para avaliar o nível da competição. Se ela vai bem, tudo vai bem, como foi aqui.”

Modalidades

As modalidades disputadas na fase final foram atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Dessas, as de basquete, bolão, bocha, futebol, futsal, handebol e vôlei são disputadas em duas divisões nos dois sexos, as exceções do futebol e bocha (divisão B) só pelo masculino. As outras são realizadas em divisão única nos dois sexos também, a exceção da ginástica só para as meninas.

Além da premiação com troféus e medalhas para os três primeiros colocados em todas as modalidades, categorias e provas, a Paraná Esporte ofereceu também o Troféu Disciplina, ganho este ano por Francisco Beltrão, com menor número de processos no Tribunal Especial de Justiça Desportiva, considerando o tamanho da delegação e o número de modalidades disputadas. Cascavel e Paranavaí ficaram com as segunda e terceira posições.

Classificação Final

Posição – Município – 1.º Lugar – 2.º Lugar – 3.º Lugar – Total

1.º – Maringá – 10– 8 – 4 – 22

2.º – Ponta Grossa – 5 – 4 – 5 – 14

3.º – Francisco Beltrão – 4 – 4 – 2 – 10

4.º – Campo Mourão – 4 – 4 – 1 – 9

5.º – Londrina – 2 – 4 – 0 – 6

6.º – Cascavel – 2 – 2 – 7– 11

7.º – Paranavaí – 2 – 0 – 2 – 4

8.º – Pato Branco – 1 – 2 – 2 – 5

9.º – M.C. Rondon – 1 – 2 – 0 – 3

10.º – Colombo – 1 – 1 – 0 – 2