SAÚDE

Saúde promove ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes

A Secretaria de Saúde realiza uma série de atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes Mellitus, 14 de novembro, envolvendo profissionais da área de saúde e usuários das unidades básicas. O evento científico, 'Atualização em Diabetes', voltado a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e auxiliares da rede básica de atendimento , será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O médico endocrinologista e professor do Cesumar, Sidney Senhorini, vai discutir atualização do protocolo de atendimento. Enfermeiros do Programa Saúde da Família, em parceria com os profissionais farmacêuticos e Coordenação da Saúde do Adulto e Idoso, vão receber orientações sobre o protocolo de abordagem terapêutica de insulino-dependentes nas unidades básicas. A Secretaria de Saúde estará também no apoio ao 1º Encontro Maringaense de Crianças e Adolescentes Diabéticos, na Biblioteca Municipal Centro. O evento será realizado no dia 14 de novembro, às 14 horas, sob coordenação da médica Débora Anny dos Santos.

Glicemia capilar

Nos postos de saúde a campanha inclui a apresentação de vídeo educativo, orientações, verificações de PA, teste de glicose capilar , distribuição de material educativo, atividades físicas e orientação nuticional, além de intensificar o trabalho com os grupos de hipertensos e diabéticos. Os usuários que apresentarem alterações na avaliação de glicemia capilar serão encaminhados para exames médicos.

O Ministério da Saúde calcula que atualmente existem 5 milhões de diabéticos no Brasil, cerca de 300 mil com menos de 15 anos de idade. Como se trata de uma patologia que afeta todo o organismo com elevado custo de tratamento, é considerado um sério problema de Saúde Pública, e que exige ações de prevenção. “Por isso a importância de eventos que envolvam os profissionais de saúde e também toda a comunidade”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Através das ações programadas para o mês de novembro, a Secretaria de Saúde pretende atualizar os conhecimentos sobre diabetes dos profissionais de toda a rede, além de esclarecer a população quanto a importância dos fatores de risco para a doença. Os eventos voltados ao público vão ainda estimular a prática de hábitos saudáveis de vida, combatendo a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, fatores de risco para o aparecimento do diabetes.
PMM