GERAL

Hospital comemora 20 anos com homenagens e missa

Para comemorar os 20 anos de seu funcionamento, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) promoverá, no dia 6 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Teatro Marista, um evento aberto a todos os interessados. A história do hospital começou por meio de um Pronto Socorro construído com auxilio da Fundação Caetano Munhoz da Rocha e da Prefeitura de Maringá, em 1989. O HUM veio a ser considerado hospital em 1991 e hoje é responsável por atender diretamente a pacientes de 30 municípios vinculados à 15ª Regional da Saúde e também de outros Estados, o que resulta em mais de um 1 milhão de pessoas atendidas.

O HUM é credenciado ao SUS, Sistema Único de Saúde, e visa à formação de profissionais na área de saúde e ao desenvolvimento cientifico como melhoria do atendimento à população carente.

No evento do dia 6 diversas pessoas, cidadãos comuns e autoridades, que ajudaram a construir a história do hospital, serão homenageadas, como o ex-prefeito Said Ferreira; o ex-reitor Fernando Ponte de Souza; o primeiro diretor, Robson José da Silva Souza; primeiro doador de sangue, João Hildebrand Filho; e o primeiro paciente internado, Everson de Oliveira.

Além disso, o médico e professor Zeferino Vaz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fará uma palestra sobre os 20 anos do SUS. Também haverá apresentação cultural do grupo Fogança, da UEM.

Para expor a produção científica do hospital será realizada, ainda, a mostra de trabalhos científicos “HUM: 20 anos de Formação Profissional, produção Científica e Assistencia Integral em Saúde". Ocorrerá nos dias 4 e 5 (quarta e quinta-feiras), no corredor do hospital.

E, para valorizar o seu patrimônio, que são os seus funcionários, o HUM preparou uma programação interna, voltada especialmente para os servidores do hospital.
UEM