GERAL

SESI e Cesumar avaliam saúde dos trabalhadores de indústrias

O absenteísmo ocorre quando trabalhadores estão ausentes no trabalho. Com a falta dos funcionários em suas funções, o resultado final de produção é alterado. A mesma relação acontece entre a produtividade e a saúde do empregado. Se o estado físico está bem, as funções serão bem executadas. Pensando nisso, o SESI desenvolveu o projeto Indústria Saudável – Diagnóstico de Saúde, que avalia a saúde dos operários da indústria brasileira.

Em todo o país, o SESI está realizando convênios com universidades para formar equipes que façam o levantamento de dados. O resultado final será um diagnóstico situacional, que tem o intuito de saber como está a saúde dos trabalhadores.

Em Maringá, esse projeto é fruto da parceria entre o SESI e o Cesumar Empresarial, que por sua vez conta com a cooperação da Direção de Ensino da instituição. Alunos, auxiliados por professores, realizam exames nas áreas de Antropometria, Pressão Arterial, Glicemia e Saúde Bucal. As equipes são formadas por aproximadamente 12 alunos na companhia de dois professores coordenadores.

Entre os meses de outubro a dezembro será feito o levantamento da saúde de cerca de 6 mil trabalhadores das indústrias da região. Até agora, duas empresas já foram visitadas. Estudantes dos cursos de Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia estão engajados no projeto.

O programa, que já existe há dois anos, serve para descobrir as DNTs Doenças Não Transmissíveis e reduzir o absentismo. Na primeira etapa, é aplicado um questionário sócio cultural, onde o trabalhador irá responder inúmeras perguntas. Na segunda etapa, a equipe de alunos e professores vai até o ambiente de trabalho dos funcionários e realiza uma bateria de exames. Depois os dados obtidos são tabulados e entregues para a empresa.

Com resultado em mãos, cabe ao gestor da indústria elaborar projetos de melhorias para combater os déficits da saúde dos trabalhadores. Valdimar Pereira Lima, um dos organizadores do SESI Indústria Saudável em Maringá, lembra em especial de uma empresa avaliada no ano passado, que teve vários pontos negativos detectados, e durante este ano de 2009 fez intervenções e já tem obtido resultados positivos com as modificações implantadas. Lima ressalta que “se o trabalhador está satisfeito e com boa saúde, então ele produz mais, por consequência a empresa lucra mais. É importante que empresa e trabalhadores caminhem sempre juntos e que produzam mais juntos”.

Freud Oliveira, coordenador do Cesumar Empresarial, diz acreditar que essa importante parceria com o SESI irá ser produtiva, e também está esperançoso quanto ao próximo ano. “Esperamos fortalecer essa parceria e no ano que vem novamente trabalharmos em conjunto”, afirma Oliveira.

O SESI Indústria Saudável é uma oportunidade para exercitar a prática dos alunos, que já viram em sala de aula a teoria. Para os professores, ficarão as bases de informações para futuramente desenvolverem pesquisas quanto à saúde do trabalhador de Maringá e região.

A professora Nilce Marzolla Ideriha, doutora em morfologia, faz parte da organização do trabalho e atuou na seleção dos alunos que participam desse diagnóstico. “Tem sido uma parceria muito produtiva, proporciona aos alunos uma visão fora do ambiente acadêmico e acaba aliando a prática ao caráter empresarial”, diz Nilce.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR