CIDADE

Prazo para obras no Cemitério Municipal termina nesta quarta-feira (28)

Familiares de pessoas sepultadas no Cemitério Municipal de Maringá têm prazo até esta quarta-feira, dia 28, para realizar obras e serviços particulares de reforma ou duplagem de túmulos. Os serviços de pintura poderão ser feitos até sexta-feira, dia 30.

Já os serviços de limpeza, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições, vasos e tampões de granito ou mármore poderão ser executados até o sábado, dia 31.

A partir de domingo, dia 1º de novembro, só as equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos terão acesso para trabalhar na área interna do Cemitério.

Na segunda-feira, Dia de Finados, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação a partir das 7 horas da manhã.

As famílias que queiram localizar túmulos podem dispor do site www.maringa.pr.gov.br e acessar a página de Serviços OnLine na sessão Cemitério.

Comércio ambulante

O uso do Cemitério Municipal e das áreas públicas adjacentes no período de preparação e na celebração do Dia de Finados, em Maringá, é disciplinado pelo Decreto nº 1256/2009, assinado pelo prefeito Silvio Barros.

De acordo com o que estabelece o inciso XIX do artigo 50 da Lei Orgânica do Município, o comércio ambulante nas proximidades deverá ocorrer nos dias 1º e 2 de novembro apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

Dessa forma, as áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio – no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.

Conforme o decreto, não será permitido o comércio ambulante em frente à Praça Elevada e na área interna do Cemitério Municipal.

O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas.

Programação de missas e cultos religiosos para o Dia de Finados

08h00 - Seicho-No-Iê do Brasil

09h00 - Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

10h00 - Paróquia Menino Jesus de Praga São Francisco Xavier

11h00 - Paróquia Nossa Senhora do Rosário

12h00 - Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier

13h00 - Igreja Adventista

14h00 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

15h00 - Paróquia São Francisco de Assis

16h00 - Catedral Nossa Senhora da Glória

17h00 - Paróquia São Bonifácio

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos) / 3901-1769 (Cemitério Municipal).
PMM