GERAL

Marcha em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso reuniu cerca de mil pessoas

Cerca de mil pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (1º) para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso com a realização de uma marcha. O objetivo foi sensibilizar a sociedade, alertar e sugerir providências para o envolvimento de todos no processo cultural de valorização e respeito ao idoso.

A ação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Participaram da marcha pessoas idosas, grupos de convivência, representantes de postos de saúde, membros do sindicato dos aposentados, comunidade escolar, acadêmicos e representantes de entidades jurídicas.

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Maringá, Rosa Maria Marques de Souza, participou na animação da marcha em cima do carro de som e agradeceu a presença de todos em mais essa ação. “Muitos idosos estão aqui, mas também contamos com a participação de muitas crianças e adolescentes. Essa união é fundamental para que os jovens cresçam como cidadãos sem preconceito, respeitando as pessoas independente da idade”, ressaltou.

Rosa Maria ainda fez um apelo para que a comunidade denuncie casos de idosos em situação de vulnerabilidade social. “Temos uma rede de proteção aos direitos dos idosos. Quem souber de idosos que estão sofrendo maus tratos deve denunciar junto ao conselho ou na própria secretaria”.

A presidente do conselho do idoso, Marilde Regina Massocatto, afirmou que a marcha foi um gesto de rebeldia dos idosos. “Não é só o jovem que se rebela. Os idosos também podem se rebelar. E hoje estamos fazendo essa marcha para combater o desrespeito com a pessoa idosa e para que os idosos sejam reconhecidos como cidadão”, disse.

O vice-prefeito, Roberto Pupin, representou o prefeito Silvio Barros na ocasião e reafirmou o compromisso da administração municipal com os idosos. “Temos que valorizar as pessoas de mais idade que tem tanta experiência de vida, vontade de viver e passam essa lição para todos. Em contrapartida, o mínimo que podemos fazer é repeitar a sabedoria dos idosos e os direitos de todos”, destacou, ressaltando a importância da implantação das academias da terceira idade e do Condomínio do Idoso em Maringá.

Atendimento aos idosos

O município atua com programas de atenção especial aos idosos em parceria com o conselho. O CMDI trabalha na fiscalização das políticas públicas voltadas ao Idoso e das instituições particulares de atendimento, principalmente as casas de longa permanência (asilos), segundo a determinação do Estatuto do Idoso. Atua também como proponente de politicas, programas e ações voltadas ao público alvo, com o apoio da Sasc.

Em Maringá, diversas secretarias atendem os idosos dentro de cada especificidade. No caso da Sasc - órgão gestor da política pública da assistência social, o papel é prestar atendimentos e encaminhamentos, serviços, programas e benefícios aos idosos em situação de risco pessoal e social, conforme suas necessidades.

Essa prestação de serviços se dá através da Rede de Proteção Social Básica, que oferece atividades de sociabilização e oportuniza laços de amizade, e da Rede de Proteção Social Especial, para aqueles que encontram-se com frágeis vínculos familiares ou sem vínculo familiar.

Proteção Social Básica

A Gerência de Proteção Social Básica é responsável pelos Centros de Convivência do Idoso Eliseu Gianini e Parque Palmeiras, onde são oferecidas atividades de artesanato, ginástica, com professora de Educação Física, palestras, grupos de convivência com psicóloga, curso de corte e costura, costura industrial, escolarização. Ainda compreende 26 Grupos de Convivência de Idosos de iniciativa não governamental, que também desenvolvem as mesmas atividades, através de reuniões semanais.

Proteção Social Especial

Já a Gerência de Proteção Social Especial oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma, que sejam independentes em suas vidas diárias; Casa Lar Benedito Franchini, abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas, destinado a idosos sem vínculo familiar e/ou vitimizados por violação de seus direitos, e o Centro Dia do Idoso, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento a trinta idosos. Diariamente dois veículos da SASC transportam os idosos de suas casas para o Centro-Dia, onde fazem ginástica, atividades com estagiários de fisioterapia, grupos de convivência com psicóloga e grupos religiosos voluntários.

Informações pelos telefones 3221-6434 e 3221- 6427, com Eloacy ou Patrícia.

PMM