PARQUE DO JAPÃO

Atletas de ponta vão inaugurar ginásio do Parque do Japão com Desafio Internacional de Judô

Para marcar a inauguração do ginásio de esportes do Parque do Japão, Centro de Excelência de Artes Marciais no Sul do país, Maringá vai receber o Desafio Internacional de Judô, nos dias 10 e 11 de outubro. A realização do evento foi acordada neste mês entre a Prefeitura de Maringá e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Já estão confirmados os 7 atletas brasileiros que vão participar do desafio, que também contará com atletas dos Estados Unidos e da Argentina.

Os atletas brasileiros confirmados são Felipe Kitadai (ouro nos Jogos da Lusofonia 2009), João Derly (bicampeão mundial 2005/2007), Leandro Guilheiro (bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008), Nacif Elias (prata no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009), Tiago Camilo (prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008), Luciano Correa (Campeão Mundial 2007) e João Gabriel Schlittler (bronze no Campeonato Mundial 2007).

A CBJ preparou uma agenda completa para atletas do judô, árbitros e público em geral. Serão realizados cursos e treinamentos durante uma semana. O ponto forte do evento será o desafio nos dias 10 e 11 de outubro, com combates de 21 atletas das seleções do Brasil, Estados Unidos e Argentina. No dia 10 acontece o desafio entre Brasil e Argentina, a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo pela Record. No dia 11, a partir das 9 horas, serão os demais combates, entre Brasil e Estados Unidos e entre Estados Unidos e Argentina, com transmissão ao vivo pela SporTV.

Esses atletas vão disputar lutas em todas as categorias do judô masculino (menos de 60 kg, menos de 66, menos de 73, menos de 81, menos de 90, menos de 100 e mais de 100 kg).

A secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias, explica que será uma grande oportunidade para os atletas do judô e para as pessoas ligadas ao esporte conhecerem um evento esportivo organizado que deve reunir também o público em geral para entretenimento. “Estamos felizes em poder entregar uma obra dessa magnitude com um desafio entre atletas de ponta. É muito bom poder incentivar os atletas locais oferecendo a oportunidade de todos conhecerem atletas profissionais”, afirma.

A programação de inauguração do ginásio do Parque do Japão também inclui jogos de handebol pela Liga Nacional, além de atividades esportivas, culturais e de lazer, que serão realizadas de 8 a 15 de outubro, dentro e fora de quadra. A solenidade de inauguração será no dia 11, domingo, às 8h30.

Liga Nacional de Handebol

No dia 8 o ginásio será sede de dois jogos, Maringá (PR) X Blumenau (SC) e Londrina (PR) X Chapecó (SC), com transmissão ao vivo pela ESPN. O primeiro jogo será às 18h30 e o segundo às 20 horas.

Dia das Crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, nos dias 11 e 12 de outubro, serão realizadas atividades na área externa do ginásio, como xadrez gigante, mini basquete, ping-pong, tirolesa, além de apresentações musicais, de dança e de teatro de bonecos.

O ginásio

O ginásio do Parque do Japão foi construído para a prática de artes marciais numa área de 100 mil m², no complexo turístico do Parque do Japão, entre o Parque Itaipu e o Jardim Industrial, na saída para Campo Mourão. Com custo estimado em R$ 3 milhões, foi construído em parceria entre município e Governo Federal e faz parte da Vila Olímpica de Maringá.

Com estilo arquitetônico contemporâneo japonês, o local atuará na formação de atletas de artes marciais, integrando um centro de excelência em Judô e Taekwondo para a região sul do Brasil. No total são 2.700 metros quadrados que serão usados por atletas e pela comunidade maringaense.
PMM