MEIO AMBIENTE

Prefeitura comemora Dia da Árvore com plantio de cinco mil mudas

A administração municipal está plantando cerca de cinco mil mudas de diferentes espécies nativas em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado neste 21 de setembro. Alunos, servidores e voluntários participam do plantio que vem sendo realizado desde a última sexta-feira e se estende durante toda a semana em vários pontos da cidade.

Nesta segunda-feira a secretária de Educação, Márcia Socreppa e o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio participaram do plantio de mudas na Escola Municipal Professora Nadyr Alegretti – Parque das Grevílias. No período da tarde, no Jardim Universo, alunos de escolas públicas plantaram parte das 3 mil mudas no Córrego Borba Gato. A secretária de Educação chamou a atenção dos alunos para o cuidado com o meio ambiente. “Precisamos preservar nossas árvores. O cuidado com o meio ambiente deve ser constante, por isso temos o projeto de educação ambiental nas escolas da rede municipal e convidamos os alunos para nos ajudarem nas atividades em comemoração ao Dia da Árvore e reflorestar alguns pontos da cidade”, comentou Márcia.

Durante essa semana a equipe da Secretaria de Serviços Públicos trabalhará no plantio de espécies nativas em fundos de vale, bairros e avenidas. As cinco mil mudas que serão plantadas em Maringá são do Viveiro Municipal, entre elas as espécies Cebolão, Gabiroba, Ipê Roxo, Jangada, Gurucaia, Aroeira Vermelha, Pitanga e Amora.

O secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, explica que foi realizado um projeto para o plantio das mudas além da rotina normal. Mensalmente a secretaria planta uma média de 400 a 500 mudas apenas em vias públicas. Ele ressalta ainda que foram selecionadas as mudas adequadas para cada local, como nos fundos de vale, que recebem quatro espécies diferentes para garantir o reflorestamento. “Escolhemos as espécies nativas que se adequam a cada ponto da cidade. São cinco mil mudas que estão sendo plantadas em fundos de vale, escolas, nas avenidas Colombo e Herval e em alguns bairros. Para isso contamos com a ajuda de voluntários, servidores e principalmente, no Dia da Árvore, de nossos alunos”.
PMM