EVENTO

Orquestra Filarmônica Cesumar apresenta Concerto da Independência

A Orquestra Filarmônica do Cesumar (OFC) fará uma homenagem à Pátria no dia 7 de Setembro, apresentando, no Cine Teatro Plaza, o Concerto da Independência, espetáculo que será composto em grande parte por músicas brasileiras e também prestará homenagem ao grande compositor brasileiro Heitor Villa Lobos pelos 50 anos de sua morte.

O concerto será gratuito para a população e faz parte do programa de apresentações 2009 da OFC, marcando comemorações como a independência do Brasil e o Natal. A interpretação do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo Vocal e o Coral Cesumar, acompanhados pela Orquestra Cesumar, regida pelo maestro Davi Oliveira, abrirá o espetáculo, às 20h30.

Na primeira parte do concerto, estão incluídas obras estrangeiras, como “Canto Della Terra”, de Quarantotto, que será interpretada pelos cantores Ana Vitória e Enilton Cavalcanti. Em seguida, serão reapresentadas a canção tema do filme Piratas do Caribe e o 1° movimento da “Sinfonia n°1”, de Beethoven, com as quais o público se identificou muito em apresentações anteriores, comentou o regente da OFC.

Na segunda parte, o repertório é exclusivo de músicas brasileiras, iniciando com a “Suíte dos Pescadores”, de Dorival Caymmi e “Canta, Canta Mais”, de Tom Jobim, que serão interpretadas pelo Coral Cesumar - composto por quarenta vozes -, regido pelo maestro Marcus Geandré.

Momentos de maior emoção deverão acontecer quando da homenagem póstuma a Heitor Villa Lobos. Para homenagear o grande compositor, morto no ano de 1959, o maestro Davi Oliveira escolheu o “Improviso n°7”, que será solado pelo spalla da orquestra, Bruno Corrêa, e a poderosa obra “Inovação em Defesa da Pátria” (canto cívico religioso), que será interpretada pela solista Juliana Bischoff, juntamente com o Grupo Vocal, o Coro e a Orquestra Cesumar.

O encerramento do Concerto terá um tom festivo, com execução da famosa “Aquarela do Brasil”. “Encerraremos nosso concerto em homenagem ao dia da Pátria com muita alegria”, assinalou o maestro responsável pelo espetáculo.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR