COMÉRCIO

O horário do comercio muda a partir de hoje em função da gripe suína

O Comitê de Mobilização e Ação Contra a Gripe A (H1N1), optou nesta segunda-feira (10), alterar o horário de atendimento do comércio varejista de Maringá.

A partir desta terça-feira, até o próximo dia 21 de agosto, as lojas passam a atender das 9 às 19 horas.

Todos os setores representados no comitê definiram também dispensar as gestantes e transplantados do serviço.

A medida, ressalta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Adilson Santos, visa reduzir o fluxo de passageiros no transporte coletivo no horário de pico da manhã e da tarde.

Permanecem com o horário normal os shoppings, farmácias, lojas de material de construção e a prestação de serviços.

Também a partir desta terça-feira, o transporte coletivo estará adaptando os horários dos ônibus para atender a demanda do comércio varejista.

“São medidas que vão auxiliar na estratégia de controle da doença junto com outras ações que vamos discutir na reunião desta terça-feira”, disse o prefeito Silvio Barros.

O comitê volta a se reunir nesta terça, às 18 horas, na Prefeitura.

Outra ação do comitê é a publicação de um tablóide com orientações contra a gripe A, que será distribuído em locais públicos.

Também nesta segunda-feira, todos os órgãos de imprensa de Maringá passaram a integrar o comitê.

“Queremos a participação da imprensa nessa missão de orientar a comunidade nos cuidados contra a gripe A”, explicou o prefeito Silvio Barros.

Ele adiantou que os sindicatos das principais categorias tem apresentado propostas no sentido de defender a população.

“É importante cada setor colocar suas sugestões para podermos analisar com o comitê e tomarmos as melhores decisões”.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, comparou que dos 404 casos suspeitos até esta segunda-feira, cerca de 50% já receberam alta, e os 120 pacientes em monitoramento domiciliar, ou mesmo os 50 hospitalizados, a totalidade apresenta uma ótima evolução clínica. “Isso mostra uma situação de controle da doença”.

Nardi reforçou ainda algumas dicas de prevenção, como a interdição de bebedouros coletivos em locais públicos e empresas, a ingestão de alimentos saudáveis e muita água, o uso de máscara por pessoas que apresentam sintomas de gripe, mesmo a comum, e o hábito de lavar muito bem as mãos.

“O álcool é acessório, e o importante é lavar as mãos com sabão”.