MODA

Projetos Sociais farão parte da Semana de Moda

Começou ontem (3) a segunda edição da Semana de Moda promovida pelo curso de graduação do Cesumar – Centro Universitário de Maringá.

Além da programação com palestras e oficinas, uma exposição mostrará o trabalho de duas equipes que produzem artesanato com retalhos de tecidos e com bordados, num projeto desenvolvido em parceria pelo Cesumar Empresarial e IDR (Instituto para o Desenvolvimento Regional) com apoio da Fundação Araucária.

Os cursos acontecem duas vezes por semana, na sede da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) em Sarandi.

O objetivo dos projetos é capacitar mulheres de baixa renda entre 20 e 50 anos e criar oportunidades para elas no mercado de trabalho.

Alguns estudantes do curso de moda do Cesumar juntamente com a professora de cada projeto, auxiliam no desenvolvimento criativo dessas mulheres.

Com as atividades práticas do projeto “Cooperativa de Reaproveitamento de Tecidos”, além das alunas criarem produtos com os retalhos, elas são estimuladas para o trabalho em equipe.

Já para as mulheres que participam da “Cooperativa de Bordados”, a base são atividades que realçam o diferencial dos produtos personalizados, daqueles feitos em escala industrial.

O projeto busca a capacitação nas várias formas de bordar.

Para a coordenadora do projeto de Reaproveitamento de Tecidos e responsável pela Semana de Moda do Cesumar, Sandra Franchini, dar condições de visibilidade ao trabalho dessas mulheres faz parte do projeto.

“O foco do projeto é a geração de renda, mas não é possível fazer isso sem que essas pessoas tenham a vivência do dia-a-dia.

A Semana de Moda é uma oportunidade para que elas exponham esses trabalhos”, diz Sandra.

Uma das palestras programadas para o evento de moda tratará do assunto Sustentabilidade.

Segundo Sandra. o tema tem muita ligação com o projeto de Reaproveitamento de Tecidos: “nós buscamos retalhos nas fábricas, eles são reaproveitados e viram renda para essas famílias”.

Com intuito de ajudar as mulheres, os dois projetos sociais cumprem as propostas e a Semana de Moda do Cesumar oferece a oportunidade de demonstrar um pouquinho do que elas já aprenderam.

Não deixe de conferir a exposição dos produtos que as participantes dos projetos vão vender até quarta-feira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR