TRÂNSITO

Cruzamentos no Novo Centro ficarão interditados até domingo

A pista oeste da Avenida Paraná – sentido bairros-centro – vai permanecer interditada para o tráfego de veículos no trajeto entre a Avenida Horácio Racanello Filho e a Rua Fernão Dias até o final da tarde do próximo domingo, dia 2 de agosto.

De acordo com a Urbamar S/A, a interdição é necessária para a realização de obras para ligação de galerias pluviais no trecho onde é implantada a Via Expressa.

A obra tem seu eixo central na esquina da Avenida Paraná com a Rua Fernão Dias, onde é realizada a abertura de uma vala no asfalto com quatro metros de profundidade.

Na sequência será feita a ligação das galerias e a restauração da área com a utilização do pavimento tipo paver em toda a esquina.

Em função da obra, até a noite de domingo ficarão bloqueados os cruzamentos da Avenida Paraná com a Avenida Tamandaré e a Rua Fernão Dias.

Como rotas alternativas, os motoristas que seguem no sentido bairros-centro podem optar pelas avenidas Guaíra e Horácio Racanello Filho ou pela Rua Basílio Sautchuck para acessar as avenidas 19 de Dezembro ou Duque de Caxias.

O tráfego permanece normal para os motoristas que trafegam pela pista leste da Avenida Paraná, no sentido centro-bairros.

Durante este final de semana agentes de trânsito da Secretaria de Transportes estarão no local para orientar os motoristas.

Via Expressa

A futura avenida de ligação dos setores leste e oeste da cidade terá duas pistas paralelas ao talude da ferrovia, desafogando o trânsito das avenidas Colombo, Mauá e Brasil.

No trajeto de 1,1 quilômetro entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro estão sendo construídos dois muros de contenção ao lado da ferrovia, além da escavação para rebaixamento dos trilhos da via férrea, que, no setor oeste, será transposta por meio de três viadutos.

Um deles está em construção na altura do cruzamento da ferrovia com a Rua José de Alencar; outro será construído no atual cruzamento em nível com a Avenida 19 de Dezembro e o terceiro na altura do cruzamento com a Rua Arlindo Planas.

As obras de pavimentação das duas pistas da Via Expressa envolvem, atualmente, o trajeto de 1,8 quilômetro entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti, no setor leste da cidade.

No trecho também está sendo concluída a construção de viadutos sobre a linha férrea na altura das avenidas Monlevade, Rebouças e Gaspar Ricardo.

O primeiro dos quatro viadutos construídos no trajeto foi o da Avenida Tuiuti, inaugurado e liberado para o táfego de veículos no mês de janeiro do ano passado.
PMM