GERAL

Academias da Terceira Idade se espalham pelo país

A Academia da Terceira Idade - ATI, projeto inédito no Brasil, inspirado no modelo de Pequim (China), e que teve Maringá como pioneira na iniciativa há mais de três anos, vem sendo destaque em vários municípios.

Hoje essas academias podem ser encontradas em 607 cidades brasileiras, totalizando mais de 700 ATIs.

A cidade paulista de Nova Odessa inaugura no início do próximo mês, a segunda unidade do projeto, adotado como Academia da Melhor Idade – AMI.

Por ser uma iniciativa do prefeito Silvio Barros, os municípios que aderem ao projeto fazem questão de convidá-lo.

Em Maringá, as ATIs estão presentes em quase todos os bairros e o sucesso das academias é tanto que existe uma fila de associações de moradores solicitando os equipamentos mais próximos de suas casas.

Hoje são 43 ATIs instaladas em todas as regiões da cidade e nos distritos de Iguatemi e Floriano, além de uma móvel que percorre outros locais.

A população de Nova Odessa (SP) receberá os novos equipamentos no dia 1º de agosto, e desta vez beneficiará os moradores do Jardim São Jorge e bairros vizinhos.

A inauguração acontece às 10 horas, ao lado do Centro Comunitário do Jardim São Jorge, na rua Florianópolis, nº 305.

A segunda AMI, feita pela Prefeitura (e a terceira na cidade), contemplará um dos bairros mais populosos de Nova Odessa.

A primeira Academia da Melhor Idade – AMI da cidade paulista foi inaugurada em 2007, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia, no Bosque dos Cedros.

A instalação de novas AMIs está prevista no Plano de Governo 2009-2012 do prefeito Manoel Samartin, sempre conjugada a espaços públicos com grande circulação de pessoas, assim como ocorre em Maringá.

A nova AMI tem nove aparelhos e é exatamente igual a primeira adquirida pelo município.

O projeto das ATIs rendeu a Maringá prêmio do Ministério da Saúde, em três anos consecutivos (2006, 2007, 2008), como melhor iniciativa para promover a prática de atividade física.

Os valores repassados pelo Ministério estão garantindo a manutenção de estagiários de educação física em algumas ATIs, para acompanhamento dos frequentadores da terceira idade.

Em Maringá as academias estão instaladas ao lado de postos de saúde, centros esportivos e em parques e praças. As de maior movimento chegam a receber até 300 frequentadores por dia, e algumas têm movimento praticamente durante todo o dia e parte da noite.

PMM