EDUCAÇÃO

Professores recebem qualificação para melhorar o ensino no município

Foi aberta nesta segunda-feira (20), no Teatro Calil Haddad, a 2ª Jornada Pedagógica de 2009.

O encontro, que tem como objetivo proporcionar a formação continuada de profissionais da Educação, visando a reflexão sobre temas do setor e planejamento de ações significativas para a aprendizagem dos alunos, é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

Direcionado aos professores, supervisores, orientadores e diretores de escolas e centros da rede municipal de ensino, a Jornada começou na manhã desta segunda-feira com a psicopedagoga, Márcia Storm, que abordou o tema “A afetividade como um dos suportes para suprir dificuldades de aprendizagem”.

No período da tarde o tema debatido foi “Como contornar situações difíceis em sala de aula”, ministrado pelo professor Jairo de Paula, que explicou sobre dois grandes problemas em sala de aula: a desconcentração e a dificuldade de comunicação. “Nesse cenário a boa comunicação é ponto essencial para que os resultados apareçam.

A concentração de ambos os lados é o meio para que os esforços e trabalhos dispensados sejam objetivos e satisfatórios.

Na sala de aula, o professor deve assumir o controle da situação, independentemente do tempo em que os fatos ocorram, tornando-se, realmente, dono do seu tempo, condutor do seu passado e inventor do seu futuro, aprendendo a tornar realidade os seus melhores sonhos”, falou Jairo.

A secretária de Educação, Márcia Socreppa, ressaltou que o encontro é realizado todos os anos no município para promover a qualificação dos profissionais da rede municipal de ensino.

“Realizamos a Jornada sempre no início de cada semestre, com o objetivo de implantar uma prática pedagógica através de discussões e conhecimento sobre novas metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da criança em todos os aspectos”, comentou Márcia.

O prefeito Silvio Barros participou do encontro e destacou a importância de promover a Jornada Pedagógica. “Queremos tornar nossas escolas e creches um espaço de qualidade, melhorando assim o ensino em nosso município. Por esse motivo é que realizamos esses encontros duas vezes por ano”, afirmou o prefeito.

A diretora da creche Corujinha da XV, Antonia da Silva Oliver, disse ser essencial para os professores participarem dessa Jornada.

“Durante todo o dia tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre vários assuntos.

Palestras excelentes que mostram a nossa realidade do dia-a-dia, mas que às vezes não sabemos como lidar.

Trabalho há 20 anos na rede municipal e posso afirmar que a cada Jornada podemos aprender muito mais, para assim realizarmos um trabalho de qualidade com nossas crianças”.

Nesta terça-feira (21), o encontro prossegue com as atividades voltadas aos profissionais do Ensino Fundamental, com professores, diretores e orientadores que participarão de uma palestra com Sandra Garcia, uma das poucas profissionais que possui tese na "Aprendizagem via mediação docente”, tema esse que será abordado durante a apresentação da palestrante.

Sandra Garcia é mestre em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Processo Ensino-Aprendizagem, pela Universidade São Marcos.

Pós-graduada em Psicomotricidade, pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação - São Paulo.

Graduada em Taller Internacional de Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Enriquecimento Instrumental.

Pedagoga da Faculdade Associadas Ipiranga - FAI - Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar e habilitação em Didática, Filosofia e Psicologia.
PMM