TRANSPORTE

Transporte de Cargas: Aeroporto passa a operar rota Miami – Maringá em agosto

A partir da segunda quinzena de agosto Maringá vai receber seu primeiro voo internacional de cargas, que oriundo de Miami irá inaugurar a nova fase do aeroporto, que está pronto para receber aeronaves de outros países.

A princípio os voos serão quinzenais, dando possibilidade de fazer a mesma rota semanalmente, e no futuro receber voos de Ásia e Europa.

Habilitado pela Agência Nacional de Aviação Civil e homologado pela Receita Federal, o Aeroporto de Maringá reúne todas as condições dos melhores aeroportos que operam com cargas internacionais no Brasil e no exterior.

Para ser elevado à categoria internacional o aeroporto passou por uma série de adequações, entre elas a construção de um Terminal de Cargas com toda a infraestrutura necessária para abrigar os órgãos federais e receber e enviar mercadorias.

O superientende do Porto Seco de Maringá e administrador do Terminal de Cargas, Marcos Capelazzi, informa que o espaço está pronto para receber voos internacionais de carga.

“Poderíamos começar a operar neste momento sem deixar nada a desejar para outros aeroportos. Investimos cerca de R$ 4 milhões para adequar o Terminal seguindo todas as exigências da Receita Federal.

Dentro de pouco tempo estaremos inaugurando a rota Miami – Maringá, o que sem dúvida é uma grande conquista para Maringá e região”, comemora Capelazzi.

Além de disponibilizar uma excelente estrutura física o Terminal de Cargar adquiriu um equipamento francês, avaliado em R$ 1 milhão, com capacidade operacional de 14 toneladas, para ser utilizado na carga e descarga das aeronaves internacionais.

A máquina já está no aeroporto pronta para ser utilizada.

Fiscalização aduaneira

De acordo com o Ato Declaratório Executivo de Alfandegamento de Aeroporto Internacional de Cargas, protocolado pela Receita Federal, Maringá está habilitada para receber voos internacionais destinados ao carregamento e descarregamento de transporte internacional, com fiscalização aduaneira para carga, descarga, transbordo, baldeação, redestinação ou passagem de mercadorias ou bens procedentes do exterior ou a ele destinados.

O auditor da Receita Federal, Geraldo Massaretti Dias, comentou sobre a estrutura do aeroporto.

“O aeroporto já está apto para receber cargas, inclusive inserido no sistema da Receita Federal com o código de alfandegamento.

Agora vamos iniciar o treinamento dos funcionários que trabalharão nos órgãos públicos responsáveis por receber e liberar as mercadorias”.

Para o superientende do aeroporto, Marcos Valêncio, a internacionalização atrairá novas empresas para Maringá e dará suporte para as já existentes.

“A cidade tem vocação para o comércio internacional, e agora conta com esse diferencial.

Desde quando foi inaugurado, em 2001, o aeroporto já tinha intenção de futuramente receber voos internacionais.

Quando o prefeito Silvio Barros assumiu a Prefeitura nos deu a missão de trabalhar para alcançar a categoria de internacional.

E hoje, com o apoio do prefeito e de toda a classe política de Maringá e região estamos concretizando esse sonho, que trará benefícios para a toda a região Norte e para o Paraná”, finaliza Valêncio.

PMM