SEGURANÇA

Com seis viaturas, Patrulha Escolar protege 39 escolas de Maringá

Soma 39 o número de escolas da rede estadual de ensino, em Maringá, que contam com a coberta da Patrulha Escolar Comunitária.

Lançado no semestre passado e desenvolvido conjuntamente pelas Secretarias de Segurança Pública e da Educação, o programa dispõe de seis viaturas e de oito PMs que passaram por treinamento específico. O policiamento preventivo é feito em dois turnos (7h-15h e das 15h-23h).

Segundo o tenente Cláudio Rocha, comandante do programa, houve drástica diminuição no número de reclamações contra pessoas suspeitas nas imediações das escolas. Além de afugentar traficantes de drogas, esse trabalho afastou também gangues juvenis que buscavam confronto físico ou faziam sistemáticas provocações. Como até agora houve apenas a apreensão de um revólver em poder de estudante, no interior de uma escola, o oficial está convicto da eficiência do policiamento preventivo.

A viatura, num intervalo de 20 a 30 minutos, passa defronte à mesma escola e os militares entram em seu interior para verificar se tudo está em ordem quanto à segurança. “A presença ostensiva inibe tráfico e ação de desordeiros”, assegura o oficial da PM.
LC Rizzo/AEN