Representantes das entidades que formam a Força Tarefa se reuniram nesta quarta-feira (24), para discutir o início dos trabalhos de fiscalização durante o vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá, que acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, reunindo 24 mil vestibulando, sendo que mais de 17 mil farão as provas em Maringá.Criada há dois anos, a Força Tarefa é um trabalho conjunto entre Prefeitura, Polícias Militar e Civil, Promotoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Segurança, Força Verde, UEM, Câmara Municipal e Associações de Moradores, e realiza ações que visam coibir os abusos que ocorrem no entorno da Universidade Estadual de Maringá no período de vestibular, fazendo valer a chamada Lei Seca, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no quadrilátero entre a avenida Colombo e rua Quintino Bocaiuva.O diretor administrativo da Prefeitura, Angelo Salgueiro, presidiu a reunião e comentou que a forma de atuação da Força Tarefa será a mesma dos vestibulares anteriores. “A Força Tarefa já atuou em três vestibulares e conseguiu resultados excelentes. Por isso vamos manter o trabalho feito até agora com a participação de todos os integrantes. A fiscalização para coibir os excessos será contínua e a lei que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas continua em vigor, tendo início na sexta-feira que antecede o vestibular às 20 horas, até as 24 horas do último dia de provas. Agindo em conjunto e como nas operações anteriores acredito que não teremos problemas”.Para dar suporte à Força Tarefa a Prefeitura vai disponibilizar agentes de trânsito, patrulheiros da Guarda Municipal e equipes da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Fiscalização. A Polícia Militar vai montar um Posto de Comando – PC - no local para atender as ocorrência.“Essa operação está alcançado seu objetivo a cada vestibular graças ao envolvimento de todos.
Nosso PC vai funcionar nos dias de vestibular e contará com o apoio de todos da Força Tarefa para operar”, explicou capitão da Polícia Militar, Ademar Paschoal.O promotor do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert, participou da reunião e sugeriu que seja feito um termo circunstanciado durante as ocorrências.“O trabalho da Força Tarefa trouxe bons resultados. Para este vestibular sugiro que além do termo circunstanciado seja citada na ocorrência a lei que foi infringida para facilitar o trabalho”.Na semana que antecede o vestibular integrantes da Força Tarefa farão visitas nos estabelecimentos comerciais próximos à UEM e nas repúblicas de estudantes, orientando sobre a ação durante o vestibular e distribuindo cópias da lei municipal que proíbe a venda e consumo de bebidas no entorno da universidade.O prefeito Silvio Barros elogiou o trabalho de todas as entidades que participam da ação. “Com a contribuição e disponibilidade de todos os integrantes estamos alcançado o objetivo e aperfeiçoando a cada edição do vestibular os mecanismos, além de aumentar a participação de entidades.Tenho certeza que a próxima Força Tarefa terá resultados satisfatórios novamente”.A professora da UEM e moradora do bairro próximo á universidade, Sonia Maria Alves Prioli, agradeceu a atenção do prefeito Silvio Barros. “Moro perto da UEM há 30 anos e posso afirmar foi a partir do momento que o prefeito abraçou a causa as coisas começaram a mudar.A tranquilidade que os moradores tiveram nos últimos três vestibulares é a prova de que a Força Tarefa deu certo”.