VESTIBULAR

Força Tarefa prepara ações para vestibular de inverno da UEM

Representantes das entidades que formam a Força Tarefa se reuniram nesta quarta-feira (24), para discutir o início dos trabalhos de fiscalização durante o vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá, que acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, reunindo 24 mil vestibulando, sendo que mais de 17 mil farão as provas em Maringá.

Criada há dois anos, a Força Tarefa é um trabalho conjunto entre Prefeitura, Polícias Militar e Civil, Promotoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Segurança, Força Verde, UEM, Câmara Municipal e Associações de Moradores, e realiza ações que visam coibir os abusos que ocorrem no entorno da Universidade Estadual de Maringá no período de vestibular, fazendo valer a chamada Lei Seca, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no quadrilátero entre a avenida Colombo e rua Quintino Bocaiuva.

O diretor administrativo da Prefeitura, Angelo Salgueiro, presidiu a reunião e comentou que a forma de atuação da Força Tarefa será a mesma dos vestibulares anteriores.

“A Força Tarefa já atuou em três vestibulares e conseguiu resultados excelentes.

Por isso vamos manter o trabalho feito até agora com a participação de todos os integrantes.

A fiscalização para coibir os excessos será contínua e a lei que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas continua em vigor, tendo início na sexta-feira que antecede o vestibular às 20 horas, até as 24 horas do último dia de provas. Agindo em conjunto e como nas operações anteriores acredito que não teremos problemas”.

Para dar suporte à Força Tarefa a Prefeitura vai disponibilizar agentes de trânsito, patrulheiros da Guarda Municipal e equipes da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Fiscalização.

A Polícia Militar vai montar um Posto de Comando – PC - no local para atender as ocorrência.

“Essa operação está alcançado seu objetivo a cada vestibular graças ao envolvimento de todos.

Nosso PC vai funcionar nos dias de vestibular e contará com o apoio de todos da Força Tarefa para operar”, explicou capitão da Polícia Militar, Ademar Paschoal.

O promotor do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert, participou da reunião e sugeriu que seja feito um termo circunstanciado durante as ocorrências.

“O trabalho da Força Tarefa trouxe bons resultados. Para este vestibular sugiro que além do termo circunstanciado seja citada na ocorrência a lei que foi infringida para facilitar o trabalho”.

Na semana que antecede o vestibular integrantes da Força Tarefa farão visitas nos estabelecimentos comerciais próximos à UEM e nas repúblicas de estudantes, orientando sobre a ação durante o vestibular e distribuindo cópias da lei municipal que proíbe a venda e consumo de bebidas no entorno da universidade.

O prefeito Silvio Barros elogiou o trabalho de todas as entidades que participam da ação.

“Com a contribuição e disponibilidade de todos os integrantes estamos alcançado o objetivo e aperfeiçoando a cada edição do vestibular os mecanismos, além de aumentar a participação de entidades.

Tenho certeza que a próxima Força Tarefa terá resultados satisfatórios novamente”.

A professora da UEM e moradora do bairro próximo á universidade, Sonia Maria Alves Prioli, agradeceu a atenção do prefeito Silvio Barros.

“Moro perto da UEM há 30 anos e posso afirmar foi a partir do momento que o prefeito abraçou a causa as coisas começaram a mudar.

A tranquilidade que os moradores tiveram nos últimos três vestibulares é a prova de que a Força Tarefa deu certo”.
PMM