GERAL

Conjunto Cidade Canção ganha horta comunitária

O prefeito Silvio Barros fará nesta quarta-feira, dia 24, a entrega da décima-segunda horta comunitária implantada pela administração municipal nos bairros da cidade.

Desta vez o benefício será levado à comunidade do Conjunto Cidade Canção, localizado na região sul da cidade.

A cerimônia de entrega está programada para as 15h30 à Rua Pioneiro Paschoal Locatelli, s/nº, atrás do Auto Posto RP (antigo G10).

Além de autoridades municipais o evento terá a presença de representantes de empresas e instituições parceiras da Prefeitura de Maringá no projeto.

Implantada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), a horta comunitária teve o terreno pertencente à Prefeitura de Maringá concedido pela Eletrosul Centrais Elétricas S/A, empresa que utiliza a área como direito de passagem de uma linha de transmissão de energia.

A água para irrigação das plantas será retirada do poço artesiano cedido pelo Auto Posto RP e o material orgânico para adubação será fornecido pela Usina Santa Terezinha.

Outra instituição parceira no projeto é a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que dará toda assistência técnica necessária por meio de engenheiros agrônomos e estagiários do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup).

De acordo com o gerente do programa municipal de hortas comunitárias, José Oliveira de Albuquerque, a manutenção da plantação será feita por 35 famílias da comunidade do Conjunto Cidade Canção que participam do projeto.

“Em abril deste ano foram constituídos o presidente, vice-presidente, tesoureiro e o secretário da administração da horta, que também possui estatuto próprio”, afirma Albuquerque, acrescentando que as sementes serão fornecidas pela Prefeitura e as mudas de plantas serão cedidas pela Eletrosul, por meio de seu programa próprio de hortas comunitárias.

“A Prefeitura de Maringá e a UEM também oferecerão assistência técnica e a mecanização agrícola da área”, diz.

O projeto de hortas comunitárias desenvolvido pela Prefeitura de Maringá faz parte do programa Maringá Saudável, que propõe mais qualidade de vida à população, baseada nos hábitos saudáveis, como a alimentação adequada e a prática de atividades físicas.

Até o final deste ano a meta é implantar mais dez hortas comunitárias, beneficiando aproximadamente 300 famílias.
PMM