CIDADE

Maringá é cidade paranaense com maior quantidade de carros por habitante

Maringá é a cidade com maior proporção de automóveis por habitante do Paraná, com um carro para cada 1,57 morador, seguida por Curitiba, que tem média de 1,63. A vizinha Londrina é a terceira cidade com a maior taxa: um veículo para cada 1,96 morador.

A taxa de crescimento da frota de veículos em Maringá nos últimos 2 anos foi de 19,34% enquanto que a estimativa de crescimento populacional tenha sido de 3.3%.

O acentuado crescimento da frota de carros tem gerado um constante problema de trafegabilidade nas principais vias da cidade. Antes restrito aos horários de pico, este problema tem se estendido a todos os horários comerciais. A prefeitura tem elaborado soluções para este problema tentando melhorar o fluxo de carros nas principais vias. Uma dessas mudanças está em curso é a construção do contorno Norte que irá transferir o tráfego pesado da Avenida Colombo. Outra solução proposta será a de transformar algumas vias como as Avenidas Paraná, Herval e São Paulo em via única. Certamente são soluções que irão causar algum benefício, porém isto será um paliativo. Melhorar o fluxo de carros só atrairá mais usuários para este tipo de transporte. Grandes cidades como São Paulo e Rio, são exemplos claros da conseqüência dos erros de ações passadas.

Hoje, grandes cidades européias como Paris, Amsterdam e Berlim priorizam a bicicleta como importante veículo de locomoção. Enquanto países com China, Índia e Brasil, parcela significativa da população está adquirindo o seu primeiro carro, no velho continente a população descarta os carros em prol de uma vida coletiva mais correta e melhor a todos.

É um momento em que ações públicas e individuais podem significar um futuro mais fluido, menos congestionado e menos poluído para Maringá.
Maringá.Com