CIDADE

Container silencioso é aprovado pelos coletores

A proposta da Prefeitura de Maringá de utilizar um novo modelo de container, mais silencioso, ganha a simpatia da equipe de coletores de lixo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp).

As demonstrações de aprovação foram manifestadas no último final de semana, durante apresentação do novo esquipamento aos servidores, que também receberam instruções sobre seu correto manuseio diário.

“É indiscutível a eficácia do novo container, que diminui em até 60 por cento o nível de ruído no momento em que tem seu conteúdo descarregado nos caminhões.

Com mais alguns ajustes e adaptações que podem ser feitos nas caçambas, o barulho nas operações pode ser reduzido em mais de 70 por cento em relação aos atuais equipamentos em uso”, afirma o gerente de coleta e chefe das equipes, Cláudio Parizotto.

Desenvolvido por uma empresa regional especializada na fabricação de containeres, o novo modelo tem a mesma capacidade para recolher até 1,6 tonelada de resíduos e o formato também é semelhante ao dos atuais produtos fabricados em metal.

Entretanto, algumas adaptações feitas no novo container diminuíram o nível de ruído em comparação ao que o produto atual apresenta durante seu manuseio ou operação de coleta por caminhões.

“A razão da diminuição do nível de ruído está no material do novo tampo, que é feito em polipropileno reforçado, e na parte interna do container, toda revestida com o mesmo material derivado do plástico”, assegura o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio.

Outras vantagens destacadas são a maior durabilidade do produto e a impermabilidade.

“Por ser revestido de borracha e polipropileno o container não enferruja, além de dispor de um dreno no assoalho que possibilita a total eliminação do vazamento de líquidos”, observa o secretário.

Decisão em conjunto

O primeiro teste prático do novo container foi feito, pessoalmente, no final do mês passado pelo prefeito Silvio Barros e o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, na rua lateral ao Paço Municipal.

“Gostei do que vi, mas a decisão de adotar a utilização desse equipamento deve ser tomada pela comunidade interessada”, observou o prefeito.

A iniciativa de adotar um container mais silencioso e asséptico foi tomada pela administração municipal em atendimento a solicitação de moradores de condomínios residenciais e comerciantes que vinham reclamando sistematicamente do barulho provocado pelo manuseio dos atuais coletores, especialmente na Zona 7 e área central da cidade.

Convites já estão sendo enviados também para representantes de sindicatos, associações de moradores, proprietários e gerentes de hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do gênero para apresentação e teste prático do novo container.

A decisão pela utilização do produto em avaliação será tomada coletivamente.

Mais informações: 3261-5511 / 3261-5583 (Secretaria de Serviços Públicos).
PMM