Ocorrerá neste dia 27 de junho a final do Campeonato Paranaense de Rugby 2009. A competição terá início a partir das 9 horas no Parque Alfredo Nyeffeller, em Maringá, e contará com a entrega de troféus e confraternização das equipes. Toda a população está convidada para prestigiar o evento que incluirá também um Workshop dos times femininos do Estado.E para quem não sabe, o Rugby foi criado na Inglaterra em 1863, tendo seu primeiro time brasileiro em 1895.Sendo o segundo esporte coletivo mais popular do mundo, perdendo apenas para o futebol, pode ser praticado por homens, mulheres e crianças e tem como filosofia básica a amizade, lealdade, disciplina, respeito ao adversário e trabalho em equipe.Exatamente por isto, é conhecido como um “esporte para cavalheiros”, tendo como tradição o “Terceiro Tempo”, momento após as partidas onde as equipes se reúnem para confraternizar.Disputado em mais de cem paises, o jogo é baseado em dois princípios primários comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está com a bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la para que possa atacar e marcar os seus pontos. Os times são formados com 15 jogadores de cada lado, tendo uma variante com apenas 7 jogadores.
Por conter posições distintas, as habilidades de cada um são aproveitadas de maneiras diferentes, o que permite espaço para todos no Rugby.Realizando uma jornada de melhoras visíveis, Maringá possui um time local há um ano e meio que, neste mês de maio, conquistou pela primeira vez o vice-campeonato na etapa curitibana, mostrando grande desempenho no duelo contra Curitiba, atual tricampeão estadual.O Hawks Maringá Rugby apresenta a evolução do trabalho que está sendo realizado e colhe hoje os primeiros frutos do desenvolvimento do rugby na cidade, buscando o vice geral do campeonato em casa.Com um time organizado e engajado, a Associação Atlética Rugby Maringá já está em contato com a prefeitura para parceria em projeto social que inclui a revitalização do Parque Alfredo Nyeffeller para pratica do esporte.Este projeto visa o reflorestamento de um fundo de vale, a construção de uma sede com almoxarifado e banheiros, além de arquibancadas e outras melhorias no local. O projeto prevê ainda um programa de contraturno escolar para as crianças e adolescentes das escolas municipais da região, baseado no projeto já existente “Rubgy para todos”, aplicado em outros locais do país. O objetivo é fazer do Rugby uma ferramenta de inclusão social, melhorando a qualidade de vida e formação de caráter e cidadania desses alunos.Traga sua família e amigos e venha conhecer mais sobre este esporte que, por prezar a amizade, união e fraternidade, deixou de ser um jogo e se tornou uma doutrina para seus participantes.