MEIO AMBIENTE

Maringá sugere solução regional para o lixo

O prefeito Silvio Barros falou aos prefeitos da região na sexta-feira (19), durante reunião da Amusep em Maringá, sugerindo uma solução conjunta para o lixo dos municípios.

“Já discutimos aqui a questão da destinação dos resíduos sólidos urbanos, encontramos uma alternativa e agora precisamos nos unir para solucionar essa questão”, afirmou.

O problema que afeta todos os municípios, inclusive os menores, pode ter uma solução em conjunto, acredita Silvio Barros. Mas para isso é preciso mobilização.

A primeira preocupação é licenciar uma área para a implantação de um aterro industrial na região.

Silvio adiantou já estar conversando com o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, em busca de uma alternativa.

Segundo Silvio Barros, hoje as regiões de Maringá e Londrina perdem empresas que optam pelos municípios próximos a Curitiba porque lá existe aterro industrial.

“Aqui entra inclusive a questão econômica do problema”, lembrou.

A união dos municípios, de acordo com o prefeito maringaense, é a alternativa mais viável hoje.

Silvio Barros explica que com um aterro industrial na região, seria possível viabilizar também o tratamento do lixo urbano.

“Maringá encontrou a solução. Estamos trabalhando inclusive juridicamente para viabilizar a tecnologia e queremos a participação de outras cidades”, afirmou.

Com um volume maior de resíduos para tratar, segundo o prefeito, o custo será muito menor.

“Conseguimos uma tecnologia que atende as exigências dos órgãos ambientais e do Ministério Público, e outros municípios podem se beneficiar”.

Para Silvio Barros, Maringá mostrou não ser necessário impactar novas áreas implantando outros aterros, e quanto antes solucionar o problema do lixo melhor.

Projetos federais

A reunião da Amusep contou com a presença dos deputados federais Ricardo Barros e Osmar Serraglio e da deputada estadual Cida Borghetti.

Ricardo Barros anunciou aos prefeitos a presença do presidente Lula na próxima segunda-feira no Paraná.

No município de Congonhinhas, o presidente participa de ligações do programa Luz para Todos, e em Londrina lança o Plano Safra.

O deputado falou ainda dos programas federais, lembrando da necessidade das prefeituras estarem preparadas para o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai chegar a outras áreas, como a mobilidade urbana.

“As prefeituras precisam ter projetos que garantam a liberação de recursos”, lembrou.

O deputado Osmar Serraglio elogiou os avançar de Maringá “em todas as áreas”.

Serraglio destacou a força política e econômica que o município alcançou nos últimos anos.

“Tenho certeza que em breve Maringá vai superar outras cidades em todos os aspectos”, disse.

A deputada estadual Cida Borghetti destacou a importância da união dos municípios da Amusep, em especial os integrantes da Região Metropolitana de Maringá.

“Estamos trabalhando para implantar os benefícios esperados por cada município, fortalecendo toda a região metropolitana”, garantiu.

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, apresentou a empresa aos prefeitos da Amusep durante a reunião.

A Azul começou a operar em Maringá no início deste mês, com voos para São Paulo e conexão para outras 13 cidades.

Janot anunciou aos prefeitos a doação de quatro passagens para cada município sortear entre estudantes e professores da rede pública.

“Os sorteados podem escolher o destino que pretende conhecer e ainda vão visitar a sede da Azul”.
PMM