GERAL

Pró-Amusep incentiva criação de políticas públicas para agroindústria familiar

Prefeitos, secretários e vereadores da região da Amusep participaram nesta quinta-feira (18), do início dos trabalhos do Programa de Desenvolvimento da Agroindústria - Pró-Amusep, que este ano pretende implantar políticas públicas nos municípios para o favorecimento da agroindústria de pequeno porte.

Este foi o primeiro encontro do Pró-Amusep que reuniu representantes dos 30 municípios que integram a associação.

Até o final do ano serão realizados 12 encontros que abordarão desde as experiências bem sucedidas de outros municípios, o potencial da demanda local, a importância do sistema de Vigilância Sanitária até as ações que cada prefeitura pode implantar para o desenvolvimento da agroindústria familiar.

O Pró-Amusep funciona em parceria com entidades, entre elas o Sebrae, Emater, Governo do Paraná e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O objetivo é promover a transformação econômica e social dos municípios, buscando a inclusão de todos e estimulando a participação da comunidade para melhorar os indicadores de qualidade de vida.

A prefeita de Nova Esperança e ex-presidente da Amusep, Maly Benatti, explica que o programa funciona há alguns anos e já alcançou bons resultados.

“Estamos iniciando uma nova etapa do Pró-Amusep para dar continuidade no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte.

Para isso vamos conhecer a experiência de municípios que apostaram na agroindústria e criaram políticas públicas voltadas para esse setor.

Nosso objetivo é valorizar e incentivar o trabalho do agricultor através do comprometimento político de cada município”, comenta, lembrando que “todos os municípios sentem o reflexo positivo das ações já implantadas pelo programa”.

Neste primeiro encontro os representantes dos municípios da Amusep conheceram a experiência do município de Crissiumal – Rio Grande do Sul, que implantou ações que possibilitaram um forte desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte com base em políticas públicas.

“Criamos um conjunto de incentivos que deu sustentabilidade ao programa e trouxe oportunidades de crescimento para os pequenos produtores.

Assim conseguimos o envolvimento da comunidade e hoje temos um ambiente favorável com visão de futuro e em busca de novas alternativas”, informou o ex-prefeito de Crissiumal, Walter Rech, idealizador do programa.

O consultor do Sebrae/Pr, Joverci Luiz de Rezende, diz que atualmente 150 produtores são assistidos pelo Pró-Amusep.

“Os parceiros do programa estimulam o comprometimento das prefeituras e fazem um acompanhamento de perto com os produtores.

Agora entramos numa nova etapa do programa buscando um maior crescimento da agroindústria familiar através de políticas públicas.

Os municípios devem buscar juntos as soluções que deem condições para a agroindústria crescer.

Uma ação que será discutida, por exemplo, é incentivar que as prefeituras comprem uma parte da merenda escolar dos produtores locais, fazendo com que o município gere mais empregos e o produtor se fortaleça.

A intenção é criar uma estrutura que atenda toda a Amusep através de um Consórcio de Políticas Públicas da Agroindústria”.
PMM