AEROPORTO

Aeroporto de Maringá está liberado para receber voos internacionais

Habilitado desde 2007 pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac- para o tráfego aéreo internacional de cargas, o Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior recebeu o aval final emitido pela Receita Federal e está pronto para receber voos internacionais.

A portaria da Receita Federal que reconhece o aeroporto apto para receber cargas internacionais foi publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União.

“Essa foi a última etapa burocrática para efetivamente o aeroporto tornar-se terminal internacional de cargas.

Agora já podemos receber voos internacionais, o que compensa todo o trabalho iniciado em 2006 na readequação da estrutura do aeroporto”, comemora o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio.

O Ato Declaratório Executivo de Alfandegamento de Aeroporto Internacional de Cargas permite que Maringá receba voos internacionais destinados ao carregamento e descarregamento de transporte internacional, com fiscalização aduaneira para carga, descarga, transbordo, baldeação, redestinação ou passagem de mercadorias ou bens procedentes do exterior ou a ele destinados.

Para realizar esse serviço o aeroporto passou por uma readequação e ganhou um Terminal de Cargas para receber mercadorias do exterior, seguindo as exigências da Receita Federal, com dependências para órgãos públicos responsáveis pelo trabalho aduaneiro como Receita Federal, Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama.

“Todo o terminal é monitorado por câmeras para garantir a segurança total das mercadorias que vamos receber”, explica Valêncio.

O superintendente do Porto Seco de Maringá, Marcos Capelazzi, informa que para receber os voos internacionais basta que os órgãos federais se instalem no aeroporto.

“Algumas empresas aéreas de carga internacional já foram contactas e demonstraram interesse em operar em Maringá.

Devemos iniciar o transporte de carga internacional com a rota Miami- Maringá, que já está praticamente fechada.

Para iniciar as operações só dependemos que os órgãos se instalem no aeroporto”.
PMM