MEIO AMBIENTE

20% das mudas de árvores são danificadas por vândalos

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) está realizando o replantio e, ao mesmo tempo, fiscalizando a preservação de mudas de árvores nas calçadas e fundos de vale do município.

De acordo com levantamento feito pela gerência de Arborização, da Semusp, em torno de 20% das mudas de árvores nativas plantadas estão sendo arrancadas ou quebradas em várias regiões da cidade.

Os locais mais afetados pela ação de vândalos tem sido as avenidas Horácio Racanello Filho, Curitiba e das Indústrias, além da Rua Primo Monteschio, na Zona 2.

Por todas as regiões da cidade estão plantadas mudas de flamboyant, tipuana, aroeira vermelha, alecrim e manacá-da-serra, algumas delas, inclusive, já floridas.

“São variedades que exigem até dois anos de formação no Viveiro Municipal até serem plantadas em definitivo”, afirma o gerente de Arborização, Claudemir Celestino.

Ele acrescenta que na maior parte dos casos, os danos são causados por atos de vandalismo de pedestres e até mesmo por comerciantes que não desejam o crescimento de árvores na frente da fachada de suas lojas.

Para conter a depredação, servidores da Semusp estão fiscalizando a ação de vândalos e, no caso de ser apanhado em flagrante, o autor é notificado e responderá processo por crime ambiental.

“Isso pode dar cadeia”, assinala Celestino, orientando que a população também pode colaborar com esse trabalho denunciando os atos de vandalismo à Guarda Municipal pelo telefone 3901-2222.

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos).
PMM