GERAL

Projeto ocupa tempo ocioso de crianças e adolescentes de Maringá

O projeto Futuro Hoje implantado no último ano em Maringá oferece oficinas culturais, artísticas e esportivas para cerca de 400 crianças e adolescentes em 13 bairros do município.

O trabalho é desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura e tem o objetivo de ocupar o tempo ocioso desta população visando o combate ao uso de drogas.

As aulas são realizadas em espaços públicos como salões comunitários, escolas, bibliotecas, praças e centros esportivos e são coordenadas por educadores que atuam nas áreas da cultura, esporte, lazer, arte e comunicação.

Para a diretora da Escola Municipal Professora Agmar dos Santos, Aizabete Ruiz Castanheiras, as oficinas são excelentes e muito importantes para os alunos.

“Aqui na escola os alunos participam da oficina de Teatro de Bonecos e se mostram muito interessadas.

Elas não faltam nas aulas e comentam com os pais, que também são convidados para conhecerem o processo de confecção dos bonecos.

Além de aprenderem a arte, as crianças têm a oportunidade de participar de eventos para apresentar a encenação”, comenta a diretora que já solicitou ao projeto mais uma oficina na escola.

A ação é mantida com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e tem apresentado resultados positivos nos bairros onde é desenvolvida.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cleia Renata Teixeira de Souza, “os familiares dos alunos elogiam a iniciativa e estão mais seguros, sabendo que seus filhos estão participando das aulas.”

Resultados

O aluno Gustavo Henrique Lujan, 9, participa da oficina de 'street dance' e disse que gosta muito.

“É muito legal, melhor do que ficar em casa sem nada para fazer.”

A adolescente Joice Duncki também participa das aulas desde novembro do ano passado e gosta muito.

“Minha tia me falou desse projeto e resolvi participar da aula. Gosto muito de dançar e quero aprender mais sobre o street dance.

Os educadores também percebem a evolução das crianças e adolescentes durante as oficinas.

“O projeto tem um caráter muito positivo e os alunos estão muito motivados a aprender”, diz o educador de Comunicação Trilíngue, Faber Miquelin.

Para o educador de street dance, Marcelo Street, a evolução das crianças na dança é nítida.

“A maioria chegou aqui sem entender nada de dança e hoje mostra interesse.

Até o raciocínio e a agilidade melhoraram.

No começo eram um pouco lentos para aprender os passos e agora estão rápidos e querem aprender novas coreografias.”

A moradora do Parque Avenida, Odete Aparecida da Silva, tem dois filhos que participam do projeto.

“O Gustavo que tem 8 anos faz capoeira, street dance e futebol e o Lucas de 11, participa da oficina de capoeira.

Eles gostam muito e o projeto é excelente para toda a comunidade que não tinha nenhuma atividade”, comenta.

As crianças e adolescentes que queiram participar das oficinas podem entrar em contato com o presidente do bairro onde moram ou com a escola municipal mais próxima de sua residência.

As oficinas de capoeira, teatro, futebol, atletismo, artes visuais, modelo e manequim, street dance e comunicação trilingue são realizadas nos bairros Parque Avenida, Herman Moraes de Barros, Rebouças, Hortência, Santa Felicidade, Requião, Iguatemi, Vila Esperança, Campos Elíseos, Jardim Universo, Laranjeiras, Ebenezer e Vila Santo Antônio.
PMM