CIDADE

Números confirmam previsões de Maringá para 2009

A arrecadação da Prefeitura do Município de Maringá nos primeiros quatro meses de 2009, confirmou as previsões feitas no ano passado, consolidadas no orçamento.

No quadrimestre a receita arrecadada somou R$ 199.647.058,06, o equivalente a 38,92% do orçamento total para o ano.

Os números foram apresentados pelo secretário de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, e pelo contador Marcos Carmona.

O desempenho orçamentário de janeiro a abril confirma que o orçamento foi elaborado de forma realista, avalia o secretário de Fazenda.

Levando em conta a arrecadação destes primeiros meses e os números já contabilizados em maio, ele acredita que o orçamento para 2009 deverá ser alcançado.

Apesar da crise mundial, a arrecadação de Maringá cresceu 6,5% nos quatro primeiros meses, em relação ao mesmo período do ano passado, um pouco abaixo previsto , 12%.

Mesmo assim, os números da Prefeitura de Maringá são positivos.

Gestão responsável

José Luiz Bovo apresentou também demonstrativo das despesas, enfatizando que Maringá mantém a determinação do prefeito Silvio Barros de austeridade na administração, mantendo rigorosamente o equilíbrio nas contas públicas exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Bovo apresentou números gerais da arrecadação e das despesas, entrando em detalhes que não estão previstos na obrigação legal.

Uma decisão que demonstra o compromisso da atual administração municipal com a transparência.

Reconhecimento

Na arrecadação, o IPTU se destaca neste primeiro quadrimestre, com 67,31% das receitas orçadas já recebidas. Em fevereiro 50% do IPTU já havia sido pago a vista, realidade que segundo Bovo é uma demonstração de confiança do contribuinte na administração municipal.
PMM