ESPORTE

Maringá sedia Desafio Internacional de Judô

Maringá será a sede, nos dias 13 e 14 de maio próximo, no Ginásio de Esportes Chico Neto, do Desafio Internacional de Judô.

A cidade receberá a Seleção Olímpica Brasileira e a Seleção Olímpica Japonesa de Judô para a disputa.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal SporTV.

Maringá recebeu, recentemente, a visita do diretor de marketing da Confederação Brasileira de Judô, Maurício Carlos dos Santos.

O diretor veio tratar com o prefeito Silvio Barros assuntos referentes ao evento, e visitou, acompanhado do secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, o Ginásio de Esportes Chico Neto, local onde o Desafio será realizado.

Segundo Nagahama este será um evento de grande nível, que vem sendo organizado desde o ano passado e trará resultados positivos para o esporte da cidade.

Esta é a primeira vez que a Seleção Olímpica Japonesa vem à América Latina.

Os japoneses chegam ao Brasil dia 8 de maio e participam de treinamentos em São Paulo.

Depois, a seleção vem a Maringá para participar do Desafio e, na seqüência, vai ao Rio de Janeiro, onde permanece até dia 19, antes de voltar ao Japão.

De acordo com Nagahama, Maringá foi escolhida para sede do evento pelo Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Judô para ser um centro de excelência desse esporte no sul do Brasil.

“Isso fortalece a grande população de judocas da região”, ressalta o secretário, que também ressalta o potencial de Maringá e região como maior produtora de atletas medalhistas do Paraná nos últimos 20 anos.

“Nós exportamos atletas para jogos oficiais com incentivo da iniciativa privada por conta da lei de incentivo ao esporte amador, que alavancou o Judô para os resultados que estamos colhendo”, revela.

Maringá já enviou atletas para campeonatos mundiais, e para a reserva da Seleção Olímpica em Atlanta.

Dentre os destaques constam Janaína Cristina Fernandes dos Santos, campeã pan-americana, sete vezes campeã brasileira e mais de 40 vezes campeã paranaense, Camila Murakami, bicampeã brasileira, Alexandre Duarte, campeão brasileiro e que em junho disputará o Campeonato Mundial Master.

Seleção Brasileira

-60kg: Alexandre Lee e Denílson Lourenço

-66kg: João Derly e Leandro Cunha

-73kg: Leandro Guilheiro e Moacir Mendes Jr

-81kg: Tiago Camilo e Flavio Canto

-90kg: Hugo Pessanha e Alexsander Guedes

-100kg: Mario Sabino e Alex Aguiar

+100kg: Daniel Hernandes e João Gabriel Schilliter

Técnico: Luiz Shinohara

Seleção Japonesa

+100kg: Yasuyuki Muneta

-100kg: Keiji Suzuki

-90kg: Hiroshi Izumi

-81kg: Takashi Ono

-73kg: Masahiro Takamatsu

-66kg: Hiroyuki Akimoto

-60kg: Tadahiro Nomura

Técnico Chefe: Hitoshi Saito

Técnicos: Tatsuto Mochida e Yukimasa Nakamura

Massagista: Haruka Sugiyama

Pmm