CIDADE

Observatório das Metrópoles lança coleção “Como andam as cidades”

Um trabalho inédito, que vai auxiliar os prefeitos na formulação das políticas públicas em regiões específicas da cidade ou do município, será lançado, no dia 5 de junho, às 16 horas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles.

A coleção “Como andam as metrópoles” será distribuída aos 13 prefeitos dos municípios integrantes da região metropolitana, em CD Room.

O material traz o diagnóstico de cada município pesquisado, com informações sobre a população, como renda e escolaridade, tipo de domicílio em que o morador reside (próprio, alugado, cedido), presença ou não de rede de esgoto na residência, entre outros dados.

Baseados no censo demográfico de 2000, os dados estão mapeados e tabulados por setor da cidade, com no máximo 400 moradias cada.

São tabelas e mapas que servirão como ferramentas de auxílio ao prefeito e sua equipe.

“Isto vai servir para o planejamento de cada município e também para que o administrador possa começar a pensar numa política de região metropolitana”, diz a coordenadora local do Observatório, professora Ana Lúcia Rodrigues.

Segundo a também professora Celena Tonela, integrante da equipe do Observatório, é importante ainda que os prefeitos possam comparar estas informações com os dados do próximo censo, a ser realizado, pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.

O lançamento da coleção ocorrerá na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria da UEM.

Estarão presentes, entre outras autoridades, o reitor Décio Sperandio; o vice Mário de Azevedo; prefeitos; e os membros da diretoria do Observatório das Metrópoles.
UEM