EXPOINGÁ

Alunos do Cesumar desenvolvem produto levado à Expoingá

Um projeto de entretenimento esportivo idealizado e patenteado como “Chute Gol” desde 2001, pelo consultor de empresas Álvaro Gilmar Estevam de Araújo, está sendo apresentado como uma novidade este ano no pavilhão azul da Expoingá.

O resultado desse trabalho faz parte de sete meses de parceria com três estudantes do Cesumar, sendo dois do curso de Engenharia Mecatrônica, Juliano Coelho e Alessandro Bárbara, e um ex-estudante de Sistemas de Informação, Edson Ferrari.

O “Chute Gol” visa medir a velocidade da bola após um chute em uma simulação de campo real.

Além de considerado como um entretenimento de futebol, o projeto promove a competição entre os amigos para ver quem tem o chute mais forte.

A participação dos estudantes no projeto foi desenvolver um software e ligá-lo aos sensores responsáveis pelo cálculo de tempo.

Assim, foram colocados quatro sensores no campo, sendo dois próximos a saída da bola e dois intercalados no interior das traves do gol (lados direito e esquerdo).

A medição da velocidade funciona quando a pessoa chuta a bola, pois os dois primeiros sensores calculam a saída da bola que estava parada e os outros dois sensores nas traves marcam o tempo em que ela levou para chegar ao gol.

Todo esse processo é acompanhado por um programa de computador, que também foi desenvolvido pelos os estudantes.

O autor do projeto disse que a idéia de simular um campo real foi devido ao gosto dos brasileiros pelo futebol.

“O Chute Gol desperta a curiosidade das pessoas, principalmente dos homens que gostam de futebol.

Mas outro objetivo do projeto é que ele possa futuramente promover o aperfeiçoamento do atleta e aumentar sua potencialidade de chute”, explica o consultor de empresas.

Segundo Edson Ferrari, o trabalho desenvolvido no projeto possibilitou grande aprendizado no campo de desenvolvimento de software e visão futura nessa área.

Já para Juliano Coelho, que trabalhou com a parte dos sensores que fazem a medição da velocidade da bola, o mais interessante nesse trabalho foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O “Chute Gol” está em exposição em um campo artificial no estande do Pavilhão Azul do Parque de Exposições até o final da Expoingá, com visitação aberta às 14 horas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR