ESPORTE

Jogador de handebol da equipe Unimed/UEM/Maringá é convidado para treinar junto com a Seleção Brasil

Com apenas 19 anos de idade, o maringaense Emerson dos Santos Silva vai participar da fase de treinamentos com o técnico espanhol Javier Garcia Cuesta.

O pivô da equipe maringaense Emerson dos Santos Silva, de 19 anos, é destaque na cidade.

Apelidado pelos amigos de 'Grande', Silva jogou pela primeira vez handebol aos 14 anos, durante os jogos escolares.

Jogou futebol em Mato Grosso e, há dois anos foi convidado a voltar à cidade e integrar a equipe de handebol.

Agora, o jogador tem a possibilidade de participar, pela primeira vez, de uma fase de treinamentos da Seleção Brasileira Juvenil, comandada pelo técnico espanhol Javier Garcia Cuesta.

"É uma oportunidade única de visibilidade do meu trabalho, do meu esforço", garante Emerson dos Santos Silva, que está muito animado com o convite.

Logo após o campeonato brasileiro, que termina em maio, Emerson espera ser chamado para a fase de treinamentos.

Com seus 2,08 m de altura, o pivô maringaense é o maior jogador que o país já teve e o técnico Cuesta resolveu apostar nesta, que é uma das maiores promessas do handebol brasileiro.

O técnico pretende dar oportunidade ao jogador para que ele adquira experiência mais rapidamente.

Emerson vai atuar pela Seleção Brasileira Júnior, efetivamente, nos próximos dois anos para, posteriormente, integrar à seleção principal.

O técnico da equipe de handebol maringaense Unimed/UEM, Valmir Fassina, foi convidado por Javier Cuesta, para auxiliar em seus trabalhos, com possibilidade de ser convidado posteriormente para assumir uma das funções nas seleções nacionais, das diversas categorias.

Acostumado a projetar talentos a longo prazo, o técnico espanhol acredita que Emerson poderá ajudar muito a seleção, pois uma das dificuldades nos campeonatos internacionais é competir com equipes que possuem jogadores mais altos.

Ainda outros talentos de Maringá deverão ser observados durante o Brasileiro Júnior.

Fassina e o pivô Emerson dão continuidade aos treinamentos, visando o Campeonato Brasileiro Júnior que será realizado em Pernambuco, de 5 a 9 de maio.

A equipe maringaense, primeira no ranking nacional da categoria, poderá repetir o feito de 2006, quando foi campeã.

A equipe Unimed/UEM/Maringá foi vice-campeã em 2007 e terceira colocada em 2008.
Pmm