MEIO AMBIENTE

Plano prevê o destino do lixo produzido na cidade.

A Prefeitura de Maringá realizou ontem, segunda-feira (07), Audiência Pública e apresentou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRSU). Esta audiência foi realizada porque o município atualizou o seu plano. O plano original havia sido apresentado em fevereiro de 2006.

A descontaminação completa do Aterro Controlado da cidade deve acontecer até 2024 ou seja dentro de 16 anos. Outro ponto abordado no plano prevê que a partir de 2009 os entulhos da construção civil não poderão mais se depositados no local.

O Aterro Controlado que fica na estrada São José, próximo ao Contorno Sul, recebe diariamente cerca de 290 toneladas de lixo e mais 400 toneladas de material de construção. O local recebe resíduos desde 1974.

Foram testados 17 tipos deferentes de processos tecnológicos para eliminação de resíduos tóxicos. A prefeitura realizou um teste piloto com uma delas, o Biopuster que utiliza a injeção de ar comprimido rico em oxigênio para estimular a ação de bactérias que promovem a decomposição dos resíduos, porém não definiu o processo que adotará.

Outra idéia sugerida, é a implantação do conceito de logística reversa, cuja idéia é que a responsabilidade do recolhimento e devida destinação seja de quem ofereceu o produto.

Maringá.Com