TRANSPORTE

Sol Linhas Aéreas vai operar em Maringá

A empresa Sol Linhas Aéreas anunciou na terça-feira (14), o início das operações em Maringá, com rotas para Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel.

O diretor geral da empresa, Marcos Solano Vale, se reuniu com o prefeito Silvio Barros e o superintendente do Aeroporto Silvio Name Júnior, Marcos Valêncio, para acertar os detalhes do início da operação, prevista para o final de maio.

A Sol Linhas Aéreas está entrando agora no mercado, tem sede em Cascavel e vai operar com aeronaves Let 410, com capacidade para 19 passageiros.

“Maringá é a primeira cidade onde estamos anunciando o início das operações”, afirmou Solano Vale.

Ele elogiou a estrutura do aeroporto local, e garantiu que pode montar uma base operacional da Sol Linhas Aéreas na cidade.

“Maringá está muito a frente em termos de infraestrutura aeroportuária”, afirmou.

A proposta inicial, de acordo com Solano Vale, é operar com dois vôos regulares para Curitiba e os demais destinos no Paraná.

“Vamos oferecer horários alternativos e incentivar a ocupação nos finais de semana”, adiantou.

O diretor revela ainda que a intenção da Sol é cobrir uma lacuna de mercado, com vôos regionais compatíveis com outras companhias, permitindo conexão a rotas nacionais e internacionais.

As aeronaves da Sol são turbo-hélices, fabricadas pela Let Aircraft Industries, maior indústria de aviões da República Tcheca e uma das maiores do mundo.

O diferencial do modelo Let 410 é o amplo espaço interno, com uma cabine mais alta e larga que os modelos similares.

Estrutura

O prefeito Silvio Barros disse que a proposta da Sol Linhas Aéreas de operar em Maringá e possivelmente montar uma estrutura de apoio no aeroporto local está dentro da linha de trabalho da administração.

“Nossa intenção é trazer para cá não apenas novas empresas e rotas, mas também a estrutura operacional dessas empresas”, afirmou.

Silvio Barros revelou aos diretores da Sol os passos para a internacionalização do aeroporto e a intenção de estruturar a cidade na área de serviços aéreos.

Uma das propostas é incentivar a manutenção de aeronaves em Maringá, aproveitando as condições de importação de peças com o aeroporto internacional de cargas e a Porto Seco.

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, ressalta a importância de uma empresa paranaense estar entrando no mercado e atender o público da região de Maringá.

“Será uma opção para cobrir rotas e horários hoje descobertos e que têm demanda”, acrescenta, destacando a geração de empresas para a cidade.

Destaca, ainda, que desde o anúncio da nova empresa vem negociando a operação em Maringá, assim como tem feito com outras companhias aéreas.

Ele lembrou ainda da Pantanal, que já confirmou operação com vôos para São Paulo em aproximadamente um mês e a Azul Linhas Aéreas, que está com executivos conhecendo a região de Maringá.
Pmm