SAÚDE

Saúde capacita profissionais para tratamento de fumantes

A Secretaria de Saúde de Maringá inicia nesta terça-feira (14), o curso “Capacitação para Profissionais em Abordagem Intensiva para Tratamento de Fumante”, que vai até a próxima sexta-feira envolvendo funcionários com nível superior dos 25 Postos de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) e Hospital Municipal.

Através desta ação a secretaria pretende capacitar profissionais de saúde para o atendimento para a cessação de fumar, prioritariamente de forma cognitiva e comportamental, desenvolvendo e aperfeiçoando dinâmicas de atendimento ao fumante e oferecendo materiais de apoio.

“O cidadão que deseja parar de fumar pode procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para participar dos grupos de tratamento”, adianta o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

A capacitação faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), iniciado em 1989 pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional do Câncer com o objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a consequente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas.

A preocupação das autoridades de saúde é o elevado impacto do tabagismo na saúde das pessoas.

Devido a sua toxidade, o cigarro mata 5 milhões de pessoas por ano em todo mundo.

Se as tendências de expansão do vício forem mantidas, as mortes causadas pelo uso do tabaco alcançarão 10 milhões/ano em 2.030.

No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo (OMS, 2002).

A capacitação oferecida aos profissionais da saúde de Maringá utiliza as seguintes estratégias: prevenção da iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas.

Maringá vem desde 1999 trabalhando no combate ao tabagismo, oferecendo atendimento aos fumantes que desejam abandonar o consumo do cigarro seguindo as diretrizes da política nacional de controle do tabagismo.

A cidade também é uma das primeiras do país a aprovar legislação municipal proibindo o tabaco em ambientes coletivos, restringindo ao máximo as áreas onde o consumo é livre.
Pmm