CIDADE

Prefeito participa de reunião sobre Centro da Juventude, em Curitiba

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, participou de uma reunião em Curitiba, na tarde desta terça-feira (07), para tratar da construção de 30 Centos da Juventude no Paraná, num investimento de R$ 60 milhões do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

O encontro foi na Secretaria Estadual da Infância e da Juventude e contou com a participação da titular da pasta, a secretária Thelma Alves de Oliveira, do secretário do Desenvolvimento Urbano Forte Netto, prefeitos e representantes.

A reunião é o primeiro passo para a construção dos Centros da Juventude, que dependerá de uma parceria entre governo e prefeituras.

Segundo o secretário Forte Netto, as prefeituras tem até o dia 30 de abril para indicarem um terreno que possa abrigar o novo centro e entregar todas certidões necessárias para o estabelecimento de convênios com o Governo Estadual.

"As prefeituras indicam o terreno, os técnicos da Secretaria e do Paranacidade avaliam a documentação e vão até o local verificar se o terreno é apropriado.

Estando em conformidade com os critérios estabelecidos pelo projeto, o Governo libera os recursos e a prefeitura faz a licitação" disse Netto.

A manutenção fica por conta do município.

De acordo com o projeto, os Centros da Juventude terão área total de 6 mil metros quadrados, piscina, ginásio de esportes, pista de skate e salas destinadas a aulas e cursos profissionalizantes.

O prefeito Sílvio Barros, disse que Maringá tem três áreas disponíveis e está avaliando qual delas é a mais adequada para abrigar o novo centro.

"Como são apenas 30 prefeituras, seria interessante que nós pudéssemos trocar experiências durante a execução do projeto, para que as obras saiam da melhor forma possível adequadas às expectativas dos jovens", sugeriu o prefeito.

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus (PMDB), destacou que em seu município já têm grupos de jovens ansiosos com a construção do Centro.

"Eles estão muito felizes com a possibilidade de poder dispor de uma piscina e toda a infraestrutura prevista no projeto".

disse a prefeita.

Segundo a secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, os Centros da Juventude são projetados para oferecer atividades saudáveis aos jovens.

"Nós queremos que esses espaços estejam abertos também à noite, sejam uma estrutura de lazer e convivência voltada principalmente para crianças carentes que estão entrando na adolescência e precisam de uma opção atraente para afastá-las do perigo das drogas e da criminalidade".

disse a secretária.

Em Curitiba, o prefeito de Maringá recebeu o caderno de encargos e relatou que está estudando a área mais adequada para o centro.

Para a construção o Governo do Estado repassará R$ 1,4 milhão para o município, que será responsável por manter o espaço que atenderá adolescente entre 12 e 17 anos em risco de vulnerabilidade ou em exposição à violência.

Silvio Barros comentou que o Centro vai oferecer atividades esportivas, artísticas e culturais.

“Nesse espaço vamos ocupar o tempo dos jovens e cuidar de sua saúde, afastando-os das drogas e da violência”.
Pmm